Implementação de equipes multifuncionais de manutenção

4.500 funcionários da manutenção foram avaliados e classificados de acordo com as exigências da nova carreira

O trabalho“Implementação de equipes de manutenção multifunção na Usiminas foi desenvolvido pelo diretor Corporativo de Manutenção, José Luis Llanos, pela gerente de Formação e Treinamento, Tamara Vieira e pelo analista de Recursos Humanos, Eduardo Carmo.
 
O objetivo é melhorar a efetividade da manutenção da mineradora, implementar as equipes multifuncionais de trabalho, estabelecer e aplicar critérios de avaliação das pessoas para cada nível da carreira multifunção, estabelecer e executar treinamentos necessários e estipular a remuneração adequada.

O projeto visa a aumentar a eficácia da manutenção por meio de uma nova filosofia, que visa a aplicar uma estrutura de carreira multifunção e aumentar o volume de pessoal técnico em relação ao operacional. Para esta nova estrutura, foram estabelecidos critérios de conhecimento necessários e os respectivos planos de desenvolvimento em cada nível de cargo. Foram determinados também o reconhecimento em termos de remuneração, as regras para admissão, movimentação, promoção, treinamento e avaliação de desempenho com base na nova estrutura.

A manutenção Usiminas é organizada em três funções de escopo ampliado – mecânico-hidráulico, eletromecânico e eletrônico instrumentista. 40% do projeto foi implementada, sendo sensível a melhoria na satisfação dos empregados que estão participando dos treinamentos.

Um total de 4.500 funcionários da manutenção foram avaliados e classificados de acordo com as exigências da nova carreira. Cerca de 700 deles participaram de programas de treinamento, com uma média de aprovação de 70% com vistas à promoção para vagas disponíveis. Um resultado importante deste projeto é a captura de 25% da força de trabalho de manutenção nos próximos 4 anos. A satisfação dos empregados aumentou na percepção dos gerentes de Manutenção e de Recursos Humanos.