Frente Parlamentar de apoio à mineração é relançada em São Paulo com presença do vice-governador Márcio França

O vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, participou do relançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração em São Paulo (FPAM), em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), na capital paulista.

A FPAM tem como objetivo fortalecer politicamente o setor mineral paulista, estimulando o desenvolvimento da mineração no estado. Durante o evento, o secretário destacou a importância da iniciativa conduzida pelo deputado estadual Roberto Morais, atual coordenador da Frente, e relembrou o papel pioneiro do ex-deputado João Caramez, criador da FPAM em 2006.

Em seu discurso, Márcio França enfatizou que a retomada da FPAM permitirá que São Paulo seja exemplo nacional no fortalecimento da mineração: “Assim como outros setores, a mineração também enfrenta desafios econômicos. A FPAM fortalece o ambiente político necessário para o desenvolvimento do setor com estabilidade, permitindo que os empresários planejem investimentos com segurança.”

Com mais de 2.800 minas em operação, São Paulo é o 4º maior produtor de minerais do Brasil e o maior consumidor de bens minerais do Hemisfério Sul. A extração mineral no estado movimenta mais de US$ 1 bilhão, com destaque para areia, brita, calcário e argila, que correspondem a 95% da produção.

Leia também: InterCement adere a movimento global pela sustentabilidade no setor de cimento

Renovada na atual legislatura, a FPAM segue contando com representantes do setor mineral, iniciativa privada, órgãos governamentais, técnicos e especialistas para buscar soluções e garantir o suprimento sustentável de recursos minerais para o presente e o futuro.

Além de Roberto Morais, integram a FPAM como membros efetivos e apoiadores diversos deputados estaduais comprometidos com o fortalecimento do setor em São Paulo.