Contrato para exploração de ouro em Iramaia (BA)
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assinou contrato com a Envirometals para a exploração de ouro em Iramaia, município localizado no centro-sul da Bahia, na região da Chapada Diamantina, a cerca de 400 km de Salvador. A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (25), após a empresa vencer a licitação realizada em setembro.
O acordo prevê um investimento mínimo de R$ 4 milhões em pesquisa complementar, etapa essencial para detalhar a extensão e o potencial das jazidas de ouro na região. Quando a mina entrar em operação, a previsão é que o empreendimento gere cerca de R$ 5 milhões anuais em royalties para o estado da Bahia, além de contribuir com impostos municipais para Iramaia.
Segundo Igor Elias, diretor executivo da Envirometals, a Bahia possui grande potencial para exploração de ouro e metais estratégicos. “No DNA da nossa empresa está a mineração responsável. Buscamos parceiros estratégicos e priorizamos o impacto social positivo nas comunidades do entorno”, afirma.
Leia mais: Vale anuncia novo diretor executivo de fertilizantes e carvão
Mineração como vetor de desenvolvimento na Bahia
Para o presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, o projeto em Iramaia representa mais uma oportunidade de desenvolvimento econômico no interior do estado. “A mineração é uma forma de gerar emprego e renda em regiões menos desenvolvidas, como já vimos em Maracás (vanádio), Santa Luz (ouro) e Itagibá (níquel)”, destacou.
Com o novo contrato, Iramaia se junta a outros municípios baianos com presença de mineração de ouro, como Jacobina, Teofilândia e Santa Luz.
Outras áreas em licitação pela CBPM
Esta foi a segunda área licitada pela CBPM em 2025. Em agosto, a estatal firmou contrato com a Pedra Cinza Mineração para exploração de fosfatos, chumbo e zinco em Irecê. A CBPM também abriu concorrência para exploração de minério de ferro em Ibipitanga, com recebimento de propostas marcado para 10 de dezembro.





