Categorias

24 de julho de 2021

Revista Minérios e Minerales

Portal de informação do setor de mineração

Engenharia de ponta com sustentabilidade

A Allonda é reconhecida pelo mercado de mineração como uma empresa ágil em soluções emergenciais, assim como no desenvolvimento e execução de projetos voltados para gestão de água, resíduos, dragagem, remediação ambiental e infraestrutura.


Tem como premissa o levantamento e monitoramento contínuo dos riscos socioambientais e econômicos, desde a concepção dos projetos até a execução das obras e operações de instalações. Visa gerar valor compartilhado para diferentes stakeholders.


Por isso, faz a engenharia de um jeito diferente: colocando a sustentabilidade como protagonista de suas soluções.
Entre os diferenciais que caracterizam a nossa atuação estão a alta capacidade técnica que a equipe própria
formada por mais de 150 profissionais de engenharia de diferentes disciplinas traz: o envolvimento direto de 50% da
mão de obra altamente qualificada da empresa na execução dos projetos.


Um bom exemplo dessa qualidade está na montagem eletromecânica para sistema de captação de água da cava que realizou recentemente em Minas Gerais. A estrutura foi construída para permitir a retirada da água adicional proveniente da deposição de rejeitos ultrafinos e arenosos.


Foi criado um sistema metálico treliçado, posicionado na área remota, e estruturas de trilhos fixos no trecho restante até o platô da elevação. O sistema faz o lançamento de três conjuntos motobombas, respectivas tubulações e cabos elétricos, e um conjunto reserva, para a reutilização da água no processo de operação da usina, bem como liberar volume da cava para disposição de rejeitos e descargas, prolongando a vida útil da estrutura.


Para a entrega foi montada estrutura metálica de 60 toneladas, 500 m³ de concreto, mais de 1 km de tubulação e outros 8 mil metros de cabos, para garantir a segurança da operação em área remota com um desnível de 10 metros a
partir do nível da água.

Deixe uma resposta