Setor de mineração e siderurgia: Impacto da crise e demissões
A crise econômica global causou uma queda acentuada na demanda por metais, levando a demissões em massa nos setores de mineração e siderurgia. Em todo o mundo, pelo menos 25 mil postos de trabalho já foram cortados.
No Brasil, a falta de dados oficiais dificulta a contagem exata, mas estimativas indicam que mais de 3 mil trabalhadores foram demitidos, com outros 5,5 mil em férias coletivas.
Minas Gerais e a Crise do Ferro-Gusa
Em Minas Gerais, estado de grande relevância para a indústria mineral e siderúrgica, o impacto é significativo. Dirigentes da Federação Democrática dos Metalúrgicos confirmaram:
- 2,5 mil demissões em usinas de ferro-gusa.
- Mil trabalhadores demitidos de empresas fornecedoras da Vale e de indústrias de autopeças.
Indústria de Eletroeletrônicos Também Sofre
Outro grande consumidor de aço, o setor de eletroeletrônicos, também enfrenta cortes. No polo industrial da Zona Franca de Manaus, o número de demissões subiu 125% entre outubro e novembro, totalizando 3.313 pessoas.
Leia também: Demissões crescem no setor mineral e sindicatos protestam.





