Mineradora contínua elimina desmonte com explosivos

Operação é feita pela mecanicamente sem a necessidade de detonação

A Hydro Paragominas é o 2º. maior produtor de bauxita do Brasil. Atualmente são lavradas aproximadamente 15,2 milhões t minério bruto e produzidas 9,9 milhões t de bauxita. Localizada, em Paragominas, no Pará, a Hydro de forma inovadora iniciou em março de 2011 a operação da primeira mineradora de superfície 2500 SM da Wirtgen. Após atingir os KPI’s e objetivos definidos pela mina a empresa Norueguesa decidiu pela aquisição de dois outros equipamentos em 2012. Hoje a frota de três mineradoras é responsável por aproximadamente 70% de toda bauxita lavrada em Paragominas.

Lavra sem detonação

A lavra da bauxita é feita pela mecanicamente sem a necessidade de detonação. As mineradoras de superfícies Wirtgen são capazes de cortar, cominuir e carregar o minério em uma só operação. No caso da Hydro substituem tratores de esteiras de grande porte na escarificação, escavadeiras hidráulicas e/ou carregadeira de pneus, bem como elimina a britagem primária.

Além disso eliminam ou diminuem drasticamente a necessidade de equipamentos auxiliares como moto-niveladoras e tratores de esteira de médio porte destinados ao nivelamento e manutenção das áreas de tráfego dos caminhões dentro dos boxes. Adicionalmente os caminhões transitam em um piso regular diminuindo custos com manutenção e aumentando a velocidade média de deslocamento.

Com largura de corte de 2.500 mm e profundidade de corte de até 600 mm, a mineradora de superfície da Wirtgen remove aproximadamente 800 t de bauxita por hora. O equipamento tem peso de 110 t e possui potência de 783 kW (1050 HP). Por meio da correia transportadora de descarga de 11,3 m de comprimento, o material é depositado diretamente em caminhões rodoviários dumper, dispensando outros equipamentos auxiliares de carregamento. O material gerado pelos 2500 SM pode ser carregado diretamente em correias transportadoras sem necessidade de britagem.

Além da vantagem de redução do número total de equipamentos dentro da mina as mineradoras de superfície trazem outros benefícios para a lavra seletiva que é a diminuição da diluição. A precisão do tambor de corte pode chegar a 1 polegada garantindo que estéril não seja removido juntamente com a bauxita.

De acordo com o fabricante, a frota 2500 SM permite a lavra com nível reduzido de ruído, vibração e baixa emissão de poeira. Este último pode ser praticamente eliminado pelo sistema de abatimento de poeira, uma vez que os equipamentos possuem tanque de água com capacidade de 2.800 l para este fim.

A tecnologia Wirtgen para a mineração contínua em superfície pode operar de três formas: carregamento direto, enleiramento lateral ou disposição direta sobre o piso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *