Instalação de acionamento sem parada da produção

Operação foi realizada em mina de carvão Prosper Haniel, que pertence à RAG Deutsche Steinkohle

A Voith instalou um acionamento TT na correia transportadora H2 da mina de carvão da empresa Prosper Haniel. O reparo foi realizado sem interromper a operação da mina, e foi complementado com a instalação de outro acionamento TT, que proporcionou uma redução de custos duradoura para a empresa de mineração.

Com a instalação do primeiro acionamento TT, a Voith garantiu que a mina de Prosper Haniel pudesse continuar a operar sua correia transportadora de cabo de aço (ST5000) até a próxima parada programada, evitando assim uma parada não programada (com consequente perda de produção). Na primeira parada programada depois disso, a Voith instalou um segundo acionamento TT na correia transportadora H2. Isso permitiu reduzir ainda mais as forças de tensão, e desde então a Prosper Haniel vem operando a sua correia transportadora com uma correia têxtil econômica (PGV2000/1). Os gestores de projeto Ralf Dohle e Wolfgang Kosiuk, da RAG Deutsche Steinkohle, estão totalmente satisfeitos com a gestão de projetos e os equipamentos da Voith: “A solução da Voith nos trouxe dois benefícios. Nós não apenas evitamos uma parada não programada, devido à correia danificada, mas pudemos utilizar uma correia têxtil ao invés de uma correia de cabos de aço no sistema. Contrataríamos outra solução da Voith em outra oportunidade, não há dúvida.

A correia transportadora H2 desloca o carvão minerado ao longo de 1.270 m de extensão, incluindo uma diferença de cota de 186 m. A velocidade operacional é de 3,2 m/s, a uma capacidade de 2.000 t/h.

O acionamento Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive é uma transmissão secundária de alto desempenho para correias transportadoras. Ele prolonga a vida útil de correias em sistemas existentes, além de aumentar sua potência disponível. Em novos sistemas, ele reduz as exigências de qualidade da correia, proporcionando reduções de custos significativas.

A mina Prosper Haniel pertence à RAG Deutsche Steinkohle, e produz 3.000.000 t de carvão por ano. A RAG Deutsche Steinkohle vem utilizando acionamentos Voith TurboBelt TT Linear Booster Drives há cerca de 40 anos.

O acionamento Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive permitiu à RAG substituir uma esteira de cabo de aço por uma esteira têxtil mais econômica

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta