Cursos capacitam profissionais para o Projeto Minas-Rio

Serão oferecidos três cursos e os melhores estudantes poderão ser selecionados para atuar na operação do empreendimento

A Anglo American dará início no próximo dia 15 de julho às aulas do terceiro ciclo de cursos de capacitação profissional que estão sendo oferecidos no município mineiro de Conceição do Mato Dentro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação de Mão de Obra Local da empresa,para trabalhar nas operações do Projeto Minas-Rio, empreendimento da empresa em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A expectativa é que com a fase operacional do empreendimento, prevista para ser iniciada no final de 2014, sejam criados 5,4 mil empregos diretos e 16 mil indiretos. "A Anglo American tem como prioridade a absorção de mão de obra local e os alunos formados por meio dos cursos de capacitação profissional têm prioridade em nossos processos seletivos. As aulas do primeiro ciclo de cursos foram concluídas em janeiro e já contratamos, no dia 01º de março, 102 dos 151 formandos", ressalta Claudiana Silva, gerente de Recursos Humanos da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio, da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.

O terceiro ciclo de capacitação profissional englobará os cursos de mecânico, soldador e operador de equipamentos de mina. Ao todo, participarão desse ciclo 57 alunos, todos acima de 18 anos e com o ensino médio completo ou em andamento, moradores dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Serro e Congonhas do Norte.

As aulas, com início previsto também para os dias 24 de julho e 07 de agosto, serão ministradas no Complexo Educacional Ginásio São Francisco, em período integral. A escola, considerada a instituição de ensino mais tradicional de Conceição do Mato Dentro por vários anos, foi reformada e reinaugurada em 2011 pela Anglo American, em parceria com a Mitra Diocesana de Guanhães e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, com investimentos de R$ 3 milhões. Atualmente, o complexo conta com instalações e equipamentos de última geração.

Além das aulas teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de participar de visitas guiadas às obras do Projeto Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, além de assistir a palestras ministradas por especialistas da Anglo American. Todos os 57 estudantes ganharão bolsas de estudo remuneradas, material didático e alimentação. Também será concedido transporte gratuito exceto para os alunos que residem na sede do município de Conceição do Mato Dentro. Esses terão que se deslocar à escola por conta própria.

A previsão é que as aulas dos três cursos do terceiro ciclo sejam concluídas no início de 2014. Atualmente, o 2 º ciclo de cursos está em andamento com a participação de 164 alunos e previsão para ser concluído até o final do ano. A Anglo American ainda promoverá mais três ciclos de capacitação profissional até 2015, com início do processo seletivo para o quarto ciclo agendado para o primeiro semestre do ano que vem. O objetivo da empresa é capacitar cerca de 550 pessoas com os seis ciclos e contratar aproximadamente 340.

A Anglo American já investiu cerca de R$ 24 milhões em ações de preparação, qualificação e capacitação profissional na região de implantação do Projeto Minas-Rio.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *