Projeto de Operação Remota leva construtora a segundo prêmio por inovação

Projeto de Operação Remota leva construtora a segundo prêmio por inovação

Depois de ter sido eleita no Prêmio Inova Infra 2025, idealizado pela revista O Empreiteiro, a Construtora Barbosa Mello conquistou o prêmio de empresa mais inovadora do setor de Construção e Engenharia no Brasil, de acordo com o Valor Inovação. A liderança inédita do ranking setorial foi para a empresa mineira de 67 anos – desde 2020, com o case “Novas Soluções de Engenharia e Construção Digital com Operação Remota“. O projeto, também premiado no Inova Infra, é pioneiro no desenvolvimento e integração de tecnologias em equipamentos não tripulados.

“Consideramos a inovação um pilar estratégico dentro do compromisso de entregar as melhores soluções de engenharia por meio de um modelo de construção digital integrado, promovendo uma operação mais segura, produtiva e sustentável”, diz Alícia Figueiró, vice-presidente corporativa da CBM.

A solução de engenharia revoluciona a execução de obras em áreas críticas, utilizando tecnologias de ponta para aumentar a eficiência e eliminar riscos. Ela combina escaneamento a laser de alta precisão por drones, armazenamento de dados na nuvem para modelagem em 3D e transmissão via IoT (Internet
das Coisas) para os equipamentos. As operações são conduzidas a partir de uma central de comunicação avançada, equipada com infraestrutura de rede e câmeras, garantindo total controle e visibilidade do processo.

Um dos principais cases dessa tecnologia foi a primeira descaracterização de uma barragem com Nível 3 de emergência a ser eliminada no Brasil, localizada em Minas Gerais. Entre 2019 e 2024, os não tripulados da CBM foram fundamentais para a remoção segura de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de materiais – um recorde mundial.

A CBM também se destaca na valorização do capital humano. Mais de 250 profissionais foram capacitados para atuar nesse novo perfil operacional, promovendo a inclusão tecnológica e preparando colaboradores para os desafios da engenharia do futuro.

“Além dos times diretamente envolvidos, a CBM promove uma agenda transversal de inovação, com foco na transformação cultural. Todas as áreas são estimuladas a evoluir seus processos, propor melhorias e gerar valor — tanto para os clientes quanto para o negócio. Essa arquitetura multidisciplinar é o alicerce que permite à CBM escalar inovação com consistência, segurança e alto desempenho, consolidando sua posição de referência no setor”, completa a executiva.