BHP e Rio Tinto recebem caminhões elétricos a bateria Cat para testes na mina de Pilbara
Os primeiros caminhões de transporte elétricos a bateria Cat® 793 XE Early Learner chegaram à mina de minério de ferro Jimblebar da BHP em Pilbara, na Austrália, marcando o início dos testes de campo em colaboração com a Rio Tinto.
Os dois caminhões Early Learner, entregues por meio de uma colaboração inédita no setor entre a BHP, a Rio Tinto e a Caterpillar, representam um grande passo rumo a um futuro mais sustentável na mineração, projetados para oferecer zero emissões de gases de escape, mantendo a produtividade e o desempenho.
Uma vez que a operação entre em ritmo projetado, os testes começarão para avaliar a viabilidade da tecnologia de baterias elétricas como alternativa ao uso de diesel na mineração de minério de ferro em larga escala. Os testes contribuirão para o desenvolvimento da tecnologia, dos processos, da infraestrutura e dos profissionais necessários para dar suporte às máquinas e aos locais de mineração do futuro, que deverão apresentar menores emissões de gases de efeito estufa.
A descarbonização das operações de minério de ferro em Pilbara dependerá de avanços tecnológicos e descobertas inovadoras em pesquisa e desenvolvimento. Por isso, a BHP e a Rio Tinto estão trabalhando em estreita colaboração com a Caterpillar, com o apoio da WesTrac, para acelerar o desenvolvimento e a transição de suas frotas assim que for comercial e operacionalmente viável.
Após o teste conjunto, a BHP e a Rio Tinto determinarão, de forma independente, o avanço em direção a testes em escala ampliada em seus respectivos ambientes operacionais.
Tim Day, presidente da Western Australia Iron Ore Asset, afirma:
“A ativação dos nossos primeiros caminhões de transporte movidos a bateria elétrica na região de Pilbara é um importante passo em frente no caminho da descarbonização da indústria mineira.
“Substituir o diesel não se resume apenas a mudar as fontes de energia, mas sim a reimaginar a forma como operamos e a criar as tecnologias, a infraestrutura e as cadeias de abastecimento necessárias para transformar as operações de mineração. Estes testes ajudarão a compreender como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam: as tecnologias de baterias, a infraestrutura de geração e carregamento, a gestão de energia, bem como as cadeias de abastecimento para potencialmente implementar isso em grande escala.”
“Uma mudança tão significativa como esta exige um forte compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento, aliado à colaboração em toda a indústria. Levará tempo para que tudo funcione corretamente, e é por isso que testes como este, com a Rio Tinto e a Caterpillar, são tão importantes.”
“Esses testes são uma parte crucial deste trabalho, pois estamos trazendo os resultados para a realidade da região de Pilbara. Estamos entusiasmados com o que aprenderemos sobre a melhor forma de implementar os avanços necessários para acelerar essa transição.”
Andrew Wilson, diretor-geral da Rio Tinto Iron Ore Mines em Pilbara, destaca:
“Descarbonizar a frota da Rio Tinto em nossas 18 minas em Pilbara é um desafio significativo. Ao explorar soluções como esta para reduzir as emissões, esperamos que, com o tempo, possamos abandonar o diesel.”
“Nenhuma empresa sozinha consegue atingir o transporte com emissão zero. É preciso que toda a indústria trabalhe em conjunto. É por isso que estamos trabalhando com a BHP e a Caterpillar para desenvolver novas soluções que reduzirão as emissões na mineração e nos ajudarão a cumprir nossos compromissos de emissão zero líquida.”
“Por meio desta colaboração inédita no setor para testar os caminhões de transporte elétricos a bateria Cat 793 XE Early Learner nas condições de Pilbara, esperamos atingir nossos objetivos comuns da forma mais rápida e eficiente possível.”





