Monitoramento de pressão por telemetria, levantamento de dados com GPS, limpeza rigorosa das vias e extensão do rodízio dos pneus foram algumas das medidas aplicadas na mina Brucutu
Com o objetivo de reduzir os gastos com os pneus fora de estrada dos equipamentos de mina, elevar a vida útil dos componentes, revisar a estratégia de manutenção e reduzir o impacto ambiental e a exposição dos empregados, foi desenvolvido o “Estudo de performance e gestão no consumo de pneus fora de estrada na Mina de Brucutu”.
O trabalho, coordenado por Frances Bruzzi, e Breno Machado, técnico especialista em manutenção e técnico em contabilidade, da Vale, respectivamente, foi efetuado em resposta à necessidade evidente de redução de custos do cenário atual, elevando o número de horas trabalhadas dos pneus fora de estrada da mina. O projeto, aplicado na mina Brucutu, localizada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), foi um dos eleitos pelo 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalurgica Brasileira da revista Minérios & Minerales.
Baseados nos dados do perfil de perdas e telemetria dos equipamentos, iniciou-se um trabalho dedicado com os pneus em maio de 2015, a fim de minimizar o número de falhas prematuras, dando maior confiabilidade do componente. Os autores lembram as funções do pneu como sendo suportar o peso do veículo; transmitir força de tração e frenagem, absorver Impactos da superfície da pista, manter e alterar a direção do veículo. Para reduzir a quantidade de pneus requisitados, foi utilizado o critério de elevar a média de HT em 40% da lacuna existente entre o benchmark e a média de HT. Meta = [(benchmark – média de HT) * 0,4] + média de HT.
Frances Bruzzi destaca que a meta principal do projeto foi reduzir em 20% o orçamento mensal com pneus do período, saindo de R$ 8.617.483,00 para R$ 6.935.813,00 até março 2016, promovendo uma redução de R$ 1.681.680,00. O programa teve como metas específicas manter 95% dos pneus com a calibragem de pressão dentro do limite especificado e aumentar a vida média dos pneus 40.00 e R47 46/90 em 9,5%, saindo de 10500HT p/ 11500HT.
Segundo o técnico, observou-se que as ocorrências de falha em pneus da frota de caminhões de grande porte GP, correspondiam a quase 70% do total de falhas. Na frota de caminhões 793 CHD e D, é possível capitalizar maiores ganhos devido ao volume de pneus movimentados. Corte vazado na lateral, deslocamento de carcaça, corte BDR e fadiga da carcaça são os tipos de ocorrências que correspondem à 80% das falhas.
Uma das medidas foi estender o rodízio dos pneus dianteiros em 1000 horas, partindo de 4000HT para 5000HT, obtendo uma redução de 6 pneus novos, com custo aproximado deR$750.000,00. O rodízio de pneus na dianteira deve ser realizado com 33% da sua vida útil para garantir a oferta de pneus para aplicação nas posições traseiras. Para suprir o déficit de pneus nas posições traseiras foi necessário resgatar carcaças de pneus para reforma em outros sites.
A inclusão do monitoramento de pressão e temperatura de pneus por telemetria na Central de Monitoramento de Condições proporciona a identificação remota de falhas, evitando a necessidade do funcionário se deslocar até o equipamento na mina.
Com foco em segurança, produção e custos, este modelo orientará todos os processos que interferem na gestão de pneus e borracharia. Cada caixa possui uma ferramenta de gestão e controle.
Outra medida refere-se ao levantamento de dados com GPS de alta precisão e acelerômetro 3D instalados em caminhões Caterpillar 793 para a realização de estudo em conjunto com o fabricante de pneus, a fim de mapear se o modelo operacional da unidade atende as recomendações técnicas dos técnicos destes.
Os principais ganhos do projeto foram:
– Incremento médio de 1500,0 horas trabalhadas por pneus;
– Redução de R$ 1.687.190,00 com aquisição de pneus novos;
– Incremento de 0,7% na disponibilidade física da frota de caminhões;
– % de pneus com comunicação remota por telemetria superior a 90%.
Conheça os autores do projeto
Frances Bruzzi, técnico em Eletrônica e Instrumentação pela Faculdade Kennedy e Técnico em Mecânica pelo SENAI-JM. Atualmente, Bruzzi é graduando de Engenharia Elétrica. Atua na Vale há 13 anos, ocupando o cargo de Técnico Especialista em Manutenção focado em análise de fratura e falha em Equipamentos.
Breno Machado: técnico em contabilidade. Possui curso técnico em Mecânica pelo Centro Educacional Roberto Porto e atualmente cursa Administração. Trabalhou na Bailac (Empresa de médio porte – multinacional (Chile / Brasil) – no segmento mineração ), e atua na Vale há sete anos.
Equipe composta também por: Francisco Lopes; Paulo Cezar Souza; Geraldo Leonardo; Arley Hosken; Jonas Guedes; Flávio Henrique; Everlan Cangussu; Marcelo Batista; Fabio Oliveira; Diego Massula; Nivaldo Soares, Victor Fernandes.
Leia na íntegra o trabalho “Estudo de performance e gestão no consumo de pneus fora de estrada na Mina de Brucutu”.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Olá! Excelente artigo. O link do material completo esta “quebrado”. Por favor, vocês conseguem me enviar por e-mail? Muito obrigado!
Olá Rafael, arrumamos o link, verifique agora