Categorias

23 de novembro de 2021

ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 4,3 bi no país

Até 2024 a ArcelorMittal pretende aplicar R$ 4,3 bilhões no Brasil. Os investimentos se dividem nas unidades da empresa em João Monlevade e Itatiaiuçu, ambas em Minas Gerais.

Na Usina de Monlevade a empresa pretende dobrar a capacidade produtiva, passando do atual 1,2 milhão de t/ano de aço bruto para 2,2 milhões de t/ano em 2024. Já na Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, a empresa quer quase triplicar a produção de minério de ferro, passando dos atuais 1,6 milhão de t/ano para 4,5 milhões t/ano.

A empresa já estimou que os trabalhos de ampliação de ambas unidades para atender nova capacidade exigirão 7,5 mil trabalhadores.

ArcelorMittal diz estar confiante no crescimento de médio e longo prazos. “Estamos otimistas com a demanda futura por parte das indústrias que trabalham com o nosso aço”, disse Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Longos LATAM e Mineração Brasil.

Especificamente em Serra Azul será construída uma nova planta de produção de pellet feed que, além de aumentar a capacidade de produção, estenderá a vida útil da mina em 33 anos, até 2056.

A atual planta de beneficiamento do minério foi planejada para processar somente o chamado itabirito friável. Esse minério se esgotará em 2023, quando será feita a transição da planta existente para a nova, que será capaz de beneficiar o chamado itabirito compacto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *