ABNT publica norma sobre determinação da densidade real por picnômetro de vidro em minério de ferro

ABNT publica norma sobre determinação da densidade real por picnômetro de vidro em minério de ferro

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 29 de abril, a norma ABNT NBR 17233:2025 – Minérios de ferro – Determinação da densidade real por picnômetro de vidro. A publicação é resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Densidade Real em Minério de Ferro por Picnômetro de Vidro, vinculado à Comissão de Estudo de Ensaios Físicos e Metalúrgicos da ABNT/CB-041. A secretaria técnica é conduzida pelo Comitê para a Normalização Internacional em Mineração do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM/CONIM).

O projeto da norma foi submetido à ABNT em 2023, culminando na sua publicação em 2025. “O trabalho de quatro anos só foi concluído com êxito graças ao comprometimento de profissionais dedicados à excelência no controle de qualidade laboratorial, que compreendem a importância da normalização para o fortalecimento da indústria mineral brasileira”, destacou a coordenadora do grupo de trabalho, Marcela Couto.

Importância do parâmetro densidade

A determinação da densidade em amostras laboratoriais é um parâmetro essencial em ensaios físicos voltados ao controle de qualidade do minério de ferro. Embora o método com picnômetro de vidro seja amplamente utilizado em rotinas laboratoriais, até então não havia uma norma técnica nacional ou internacional específica aplicável a minérios de ferro.

Para preencher essa lacuna, em 2021, a Comissão de Ensaios Físicos do IBRAM/CONIM (CE-03) instituiu um grupo de trabalho para desenvolver um estudo técnico estruturado. O objetivo foi identificar as condições ideais para a elaboração de um ensaio padronizado e replicável, que embasasse a criação de uma norma técnica brasileira específica para esse tipo de análise.

Seis laboratórios pertencentes a diferentes empresas mineradoras, localizadas nas regiões Sudeste e Norte do Brasil, participaram do estudo. Foram realizados ensaios com quatro tipos distintos de amostras preparadas de minério de ferro. Os resultados demonstraram que a metodologia proposta apresentou repetibilidade e reprodutibilidade adequadas, validando sua aplicação em procedimentos laboratoriais padronizados.