Concerto, gratuito e aberto ao público, será dia 4, sábado, no centro histórico
Santa Bárbara abre a temporada 2016 de turnês estaduais da Filarmônica de Minas Gerais,em concerto gratuito, no dia 4 de junho, às 21h, na praça da Matriz. A apresentação, inédita na cidade, traz a interpretação de dez obras do repertório sinfônico brasileiro e internacional, com a presença de 70 músicos da Filarmônica, provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania. O concerto é conduzido pelo regente associado da Orquestra, Marcos Arakaki, um dos maestros de destaque da atualidade no cenário nacional.
O concerto em Santa Bárbara foi viabilizado pela AngloGold Ashanti que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é apresentadora do evento, junto com o Ministério da Cultura e o Governo de Minas Gerais. Para a AngloGold Ashanti, afirma seu diretor de Sustentabilidade, José Margalith, “é um prazer ser uma parceira desta iniciativa e poder levar este concerto como um presente à cidade de Santa Bárbara, que tanto nos orgulha ao hospedar uma das nossas principais operações no Brasil”.
O repertório
A Orquestra interpretará Dança Eslava, op. 72, nº 1,do compositor tcheco Antonín Dvorák, Tritsch-Tratsch Polka,op. 214,deJ. Strauss Jr., compositor bastante conhecido do público pelas valsas vienenses como O Danúbio Azul. Outro compositor conhecido do público é Carlos Gomes, especialmente porque um trecho de sua obra O Guarani é, há anos, utilizada como tema de abertura da Hora do Brasil. Mas, no programa de Santa Bárbara, a obra interpretada será a abertura da ópera Maria Tudor. E, mais uma vez, lembrando que a música clássica sempre está presente em nossas vidas, a Filarmônica irá tocar Gymnopédies 3 e 1,do compositor francês Erik Satie. Certamente, muitas pessoas do público irão reconhecê-la já nas primeiras notas.
Do compositor inglês Gustav Holst, a Filarmônica irá interpretar a Suíte Saint Paul, op. 29, nº 2: Giga. Giga é uma dança folclórica, provavelmente irlandesa. Trata-se de uma música bastante animada, assim como a abertura da obra Cavalaria Ligeira, do croata Franz von Suppé, o Batuque,do brasileiro Lorenzo Fernandez, e a obra Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, do compositor russo Alexander Borodin. Ainda no programa, uma obra inspirada no fluir das águas de um rio, O Moldávia,do compositor tcheco Bedrich Smetana.
Fonte: Redação MM