AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down

AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down

A AngloGold Ashantih, por meio do Instituto AngloGold Ashanti é uma das apoiadoras da 3ª Corrida de Rua do Instituto Mano Down, evento que abre o mês de conscientização da síndrome de Down e promove a integração entre esporte, inclusão social e celebração cultural. A iniciativa será realizada no dia 22 de fevereiro, a partir das 7h, na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte, e contará com a participação do Bloco Então Brilha.

As inscrições para a terceira edição da corrida estão disponíveis na plataforma Ticket Sports e já somam mais de mil participantes confirmados. O evento contará com quatro modalidades, incluindo corrida de 10 km, corrida de 5 km, caminhada de 3 km e caminhada kids, ampliando a participação de atletas, famílias e pessoas com deficiência.

A expectativa da organização é reunir mais de 2,5 mil pessoas, entre corredores profissionais e amadores, clubes de corrida, instituições sociais, educandos com síndrome de Down e outras deficiências, além de familiares e apoiadores da causa da inclusão.

A corrida é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e recebe apoio da AngloGold Ashanti, que mantém uma atuação contínua em projetos sociais, educacionais, culturais e esportivos nas comunidades onde está presente, por meio de seu instituto.

Segundo o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, Othon Maia, apoiar a Corrida Mano Down reforça o compromisso da empresa com a diversidade e o respeito às diferenças. De acordo com ele, o esporte é uma ferramenta essencial para promover integração, autoestima e convivência, além de criar espaços que valorizam o potencial de cada pessoa.

De acordo com Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Instituto Mano Down, a corrida de rua é uma das ações estratégicas da instituição para estimular a socialização e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Ele explica que a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades esportivas e culturais é fundamental para fortalecer processos de inclusão social.

O evento também marca o início do mês de conscientização da síndrome de Down, que em 2026 tem como tema Amizade, Acolhimento, Inclusão e combate à solidão. Segundo Leonardo Gontijo, a campanha chama atenção para a invisibilidade social e a exclusão ainda enfrentadas por essas pessoas, reforçando a importância de ações que promovam acolhimento, pertencimento e participação efetiva na sociedade.

Além das provas esportivas, a arena do evento será aberta ao público, com acesso gratuito, e oferecerá atrações culturais, esportivas e de lazer para todas as idades. A programação inclui ressaca de carnaval com o Bloco Então Brilha, show de Dudu do Cavaco com a Banda Comarca 5.2, espaço kids, áreas voltadas à saúde e ao bem-estar, além do Shopping da Inclusão e ações promocionais de empresas parceiras.

O público também poderá acompanhar a premiação dos corredores, do primeiro ao terceiro lugar, nas categorias feminina e masculina, além de outras atividades ao longo do dia.

Todo o valor arrecadado com a venda dos kits de corrida será destinado aos programas sociais do Instituto Mano Down. Durante a entrega dos kits e no dia do evento, a instituição também realizará uma campanha de arrecadação de itens para o bazar solidário, ampliando o impacto social da iniciativa.

Informação

3ª Corrida Mano Down 

  • VALOR DA INSCRIÇÃO: 

2º Lote – R$90,00 até 06/02/2026 

3º Lote – R$100,00 até 21/02/2026 (Ou enquanto houver vagas)