AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
A AngloGold Ashantih, por meio do Instituto AngloGold Ashanti é uma das apoiadoras da 3ª Corrida de Rua do Instituto Mano Down, evento que abre o mês de conscientização da síndrome de Down e promove a integração entre esporte, inclusão social e celebração cultural. A iniciativa será realizada no dia 22 de fevereiro, a partir das 7h, na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte, e contará com a participação do Bloco Então Brilha.
As inscrições para a terceira edição da corrida estão disponíveis na plataforma Ticket Sports e já somam mais de mil participantes confirmados. O evento contará com quatro modalidades, incluindo corrida de 10 km, corrida de 5 km, caminhada de 3 km e caminhada kids, ampliando a participação de atletas, famílias e pessoas com deficiência.
A expectativa da organização é reunir mais de 2,5 mil pessoas, entre corredores profissionais e amadores, clubes de corrida, instituições sociais, educandos com síndrome de Down e outras deficiências, além de familiares e apoiadores da causa da inclusão.

A corrida é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e recebe apoio da AngloGold Ashanti, que mantém uma atuação contínua em projetos sociais, educacionais, culturais e esportivos nas comunidades onde está presente, por meio de seu instituto.
Segundo o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, Othon Maia, apoiar a Corrida Mano Down reforça o compromisso da empresa com a diversidade e o respeito às diferenças. De acordo com ele, o esporte é uma ferramenta essencial para promover integração, autoestima e convivência, além de criar espaços que valorizam o potencial de cada pessoa.
De acordo com Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Instituto Mano Down, a corrida de rua é uma das ações estratégicas da instituição para estimular a socialização e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Ele explica que a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades esportivas e culturais é fundamental para fortalecer processos de inclusão social.
O evento também marca o início do mês de conscientização da síndrome de Down, que em 2026 tem como tema Amizade, Acolhimento, Inclusão e combate à solidão. Segundo Leonardo Gontijo, a campanha chama atenção para a invisibilidade social e a exclusão ainda enfrentadas por essas pessoas, reforçando a importância de ações que promovam acolhimento, pertencimento e participação efetiva na sociedade.
Além das provas esportivas, a arena do evento será aberta ao público, com acesso gratuito, e oferecerá atrações culturais, esportivas e de lazer para todas as idades. A programação inclui ressaca de carnaval com o Bloco Então Brilha, show de Dudu do Cavaco com a Banda Comarca 5.2, espaço kids, áreas voltadas à saúde e ao bem-estar, além do Shopping da Inclusão e ações promocionais de empresas parceiras.
O público também poderá acompanhar a premiação dos corredores, do primeiro ao terceiro lugar, nas categorias feminina e masculina, além de outras atividades ao longo do dia.

Todo o valor arrecadado com a venda dos kits de corrida será destinado aos programas sociais do Instituto Mano Down. Durante a entrega dos kits e no dia do evento, a instituição também realizará uma campanha de arrecadação de itens para o bazar solidário, ampliando o impacto social da iniciativa.
Informação
3ª Corrida Mano Down
- Data: 22 de fevereiro de 2026
- Horário: a partir de 07h
- Local: Praça da Pampulha – R. Versília, s/n – Pampulha, Belo Horizonte.
- Inscrições para participar da corrida: https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-mano-down-2026-74829
- VALOR DA INSCRIÇÃO:
2º Lote – R$90,00 até 06/02/2026
3º Lote – R$100,00 até 21/02/2026 (Ou enquanto houver vagas)





