Categorias

10 de maio de 2021

Dedicada à Redução de Custos na Mina e Planta

Analisador de densidade para polpa de minério

2 min read

Durante muitos anos a mineração ficou refém das fontes radioativas para a medição da densidade. Após os acidentes envolvendo barragens de mineração, ocorreu forte movimento de mudança desta tecnologia.

Em alguns casos, a própria Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio da Resolução Nº 13, de 8 de agosto de 2019, em seu Art. 3º, parágrafo III, proíbe expressamente o uso de fontes radioativas em “barragens de mineração, notadamente aquelas construídas ou alteadas pelo método denominado a montante”.

Esta ação da ANM por si só já demonstra a preocupação com a insegurança proporcionada por este tipo de tecnologia, e já deveria dar um sinal de que as demais aplicações nas usinas deveriam se servir desta iniciativa para eliminar por completo as fontes no processo de beneficiamento também.

Apesar da frustação das áreas técnicas e de manutenção na tentativa de mudar a tecnologia radiométrica nas plantas utilizando tecnologias adaptadas, tais como diferencial de pressão por diafragma, ou sensores de nível vibratórios tipo garfo, os quais não resistem ao rigor do processo e acabam trazendo excessivas intervenções de manutenção, a tecnologia de ultrassom/reflectância acústica tem se mostrado como uma solução para a grande maioria das aplicações, tais como alimentação da ciclonagem, alimentação da flotação, alimentação dos espessadores, underflow dos espessadores, descarga de bombas em geral.

Muitas mineradoras no Brasil já aderiram e estão satisfeitas com a tecnologia. Por ser uma solução abrangente, permite a troca dos medidores radiométricos por uma tecnologia única. Outras tecnologias não se aplicam quando o percentual de sólidos ou a velocidade são altas.

A instalação tipo face mounting garante que partículas de maior tamanho não vão quebrar e/ ou se enroscar no elemento de medição como ocorre em outras tecnologias. As partículas passam tangencialmente pelo elemento de medição com muito menos desgaste do que, por exemplo, na tecnologia garfo vibrante que está totalmente exposta ao fluxo de polpa.

O analisador de densidade da Rhosonics tem se mostrado bastante efetivo como solução para os casos acima citados.

Deixe uma resposta