Adriana Fátima Barreto, engenheira de segurança do trabalho da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA

Trabalhar no setor de mineração é um grande desafio para muitas mulheres. E para Adriana Fátima Barreto, engenheira de segurança do trabalho da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, não é diferente. Há 3 anos, ela trabalha no setor de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e atende as unidades de mineração da CBA em Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, e dá suporte nas cidades de Barão de Angra, no Rio de Janeiro, e em Barro Alto, em Goiás. Seu trabalho é essencial para a segurança dos empregados, pois ela atua diretamente na gestão de prevenção de riscos e comportamento seguro dos empregados, seja em campo ou em áreas administrativas.

Para a engenheira, os principais desafios em trabalhar com mineração é lidar com o comportamento dos empregados e conquistar o respeito e a simpatia, visto que o setor é predominantemente masculino. Contudo, ela ressalta que os desafios são essenciais para impulsionar o trabalho e contribuem com seu crescimento pessoal e profissional, além de ampliar a experiência e a troca de informações, visto que ela lida com diversos perfis e culturas.    

Em 14 anos de experiência, Adriana Fátima Barreto já passou por diversas empresas de grande porte, do segmento de mineração e de siderurgia, tanto em Minas Gerais como em São Paulo. É pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Sistema de Gestão Integrado, graduada em Engenharia de Produção, e técnica em Segurança do Trabalho e Ambiente.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável.

Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

Deixe uma resposta