Categorias

19 de outubro de 2021

Viviane de Fátima Ferreira é Engenheira especialista

Meu nome é Viviane Ferreira, tenho 35 anos e trabalho na Usina de Beneficiamento da unidade Casa de Pedra da CSN Mineração, em Congonhas (MG). Iniciei minha carreira em 2003 e passei por empresas de mineração e ferrovia. No total, são 15 anos de experiência, sendo 11 na CSN.

Neste período, obtive formação em eletrotécnica, graduação em Engenharia de Produção e especialização MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Estratégica de Finanças. Sou muita grata pela trajetória profissional alcançada na CSN, pois iniciar como eletricista industrial, seguir como técnica no planejamento de manutenção e atuar como engenheira na produção me permitiu uma ampla visão dos processos operacionais nos diversos pilares de segurança, meio ambiente, qualidade, produção e custo.

Atualmente ocupo o cargo de engenheira especialista e sou responsável por proporcionar viabilidade de soluções de engenharia para melhorias dos processos atuais, implantação de novas tecnologias, além de atuar como ponto focal na gestão dos custos operacionais do beneficiamento e carregamento de minério. Escolhi ser engenheira de produção por ser uma área abrangente e dinâmica que me permite atuar em diversos segmentos e setores. Também por ser uma área que proporciona uma visão geral e interação com os mais diversos processos, o que facilita a criação de estratégias e busca por soluções integradas.

Como nasci na região do Quadrilátero Ferrífero, trabalhar na mineração é uma grande oportunidade, por isso, me sinto feliz, reconhecida e realizada. Busco desenvolver minhas competências profissionais e pessoais por meio da ampliação do conhecimento. Estarei sempre em busca disso, pois ainda tenho muito a aprender. Vejo como principais desafios do dia a dia as jornadas duplas relacionadas ao trabalho, estudo, casa e família.

É preciso motivação e persistência dia após dia para permanecer no mercado de trabalho. A mineração ainda é um ambiente majoritariamente masculino, mas não vejo isso como um desafio e sim como superação e quebra de paradigmas. No setor operacional da CSN Mineração, por exemplo, existem operadoras, mantenedoras, técnicas, engenheiras e gestoras que trabalham de forma equivalente. Para as mulheres, deixo um recado: já provamos nossa competência, é preciso comemorar!

*Viviane Ferreira ocupa o cargo de engenheira especialista na CSN Mineração. Graduada em Engenharia de Produção, possui MBA em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica de Finanças.

Please follow and like us:

3 thoughts on “Viviane de Fátima Ferreira é Engenheira especialista

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp