A CMOC elevou a recuperação de nióbio na planta Boa Vista Fresh Rock.
A CMOC Brasil, subsidiária da China Molybdenum Co., realizou uma série de melhorias na Planta de Concentração Boa Vista Fresh Rock (BVFR), em Catalão-GO, que resultaram em aumento progressivo da recuperação e produção de Nb₂O₅ nos últimos quatro anos. Em 2024, a planta completou 10 anos de operação e atingiu a marca de 10.000 toneladas de liga ferronióbio produzidas no ano.
Principais iniciativas implantadas:
- Instalação de circuito scavenger na flotação de pirocloro, com redução de 25% nas perdas e recuperação global acima de 50%.
- Estágio cleaner na flotação de silicatos, reduzindo perdas e melhorando a qualidade da alimentação da flotação de nióbio.
- Aumento da granulometria na moagem, reduzindo geração de finos e consumo de reagentes.
- Implantação de ferramenta de BI, que correlaciona pilhas minerais por similaridade para otimizar parâmetros de processo.
- Substituição de baterias de desaguamento, com novos ciclones de maior capacidade, resultando em maior estabilidade operacional.
- Adequações para aumento da taxa de alimentação de minério, com repotenciamento de bombas, novo separador magnético e ajustes operacionais em deslamagem e flotação.
Essas ações permitiram elevar a taxa de alimentação e a recuperação de Nb₂O₅, contribuindo significativamente para as metas produtivas da empresa e consolidando a BVFR como a principal planta de concentração da CMOC, responsável por cerca de 70% do concentrado de pirocloro.
Essa palestra será apresentada no Workshop Opex onde o palestrante irá apresentar as lições e resultados obtidos através de seu projeto.
Interessados em participar, as inscrições estão abertas até o dia 25 de julho no site através do link: https://revistaminerios.hubspotpagebuilder.com/workshop-opex.





