Schaeffler apresenta sistema que permite monitorar condição de rolamentos 24 horas por dia

Schaeffler apresenta sistema que permite monitorar condição de rolamentos 24 horas por dia

Imagine poder monitorar, 24 horas por dia, a vida útil de um rolamento pela tela de um celular. Esta é a proposta do sistema OPTIME, da Schaeffler, apresentado durante a 16ª edição do Workshop Opex 2025, promovido pela revista Minérios e Minerales, que ocorreu no MinasCentro, em Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de julho.

Os sensores ficam fixos nas unidades através de parafusos ou adesivos, e são ativados através de uma comunicação de campo próximo (Near-field communication, NFC), enviando alertas e avisos para um aplicativo, que fica à disposição do time de manutenção.

Matheus Costa, engenheiro de desenvolvimento de negócios da Schaeffler, explica que todos os sensores se comunicam autonomamente entre si e com a porta de ligação (gateway). Juntos formam uma rede em malha dedicada (mesh network) que se encontra entre os tipos de redes IoT mais fiáveis e energeticamente mais eficientes que se utilizam atualmente no setor.

“O sistema conta com uma inteligência artificial que aprende com a vibração da máquina. Então baseado no que ele aprendeu ele consegue designar níveis de alarme e alerta para que o time de manutenção possa antecipar e possa se planejar para dar a manutenção devida ao rolamento antes da máquina quebrar”, destaca.

O sistema detecta as falhas de funcionamento com semanas de antecedência e disponibiliza informação sobre as causas. Isso funciona através de análises automáticas contínuas que utilizam algoritmos baseados nos amplos conhecimentos especializados da Schaeffler sobre rolamentos.

“Além de monitorar vibração e temperatura, a nossa tecnologia se conecta também com o nosso lubrificador automático. Então, o usuário dentro da mesma plataforma ele consegue ter acesso completo aos principais pontos de lubrificação e consegue entender por exemplo se aquele motor tá com uma deficiência de lubrificação quanto tempo ainda vai precisar para repor a graxa que está sendo dispersada naquele motor”, afirma.