Com mais de 20 anos de atuação e matriz em Piracicaba (SP), a Guindaumec participou do 16º Workshop Opex em julho, em Belo Horizonte. A empresa fabrica soluções para manuseio e automatização de processos em mineração, siderurgia, fundição, logística ferroviária e movimentação de carga.
“Nossa solução está totalmente relacionada à redução de custo na mina e na planta de britagem. Então, fazia todo sentido participar deste evento, que tem similaridade com o nosso objetivo e nossos equipamentos”, comentou o diretor da empresa, André Carraro. Para a mineração, a solução apresentada pela Guindaumec é uma pinça hidráulica, equipamento instalado ao lado do britador primário e que faz o manuseio, de forma rápida e segura, dos blocos que não passam sobre a máquina.
“Ela pega aquele bloco que parou na câmara de britagem, por ser grande ou, na maioria das
vezes, que caiu de mal jeito e atrapalha o fluxo dos menores, bloqueando todo processo
produtivo. A pinça hidráulica, que é um produto patenteado pela Guindaumec, consegue fazer
a desobstrução em poucos minutos. Sem ela, o trabalho manual de retirada do bloco pode
levar horas, correndo risco alto de acidentes, pois o britador não é desligado neste caso.
Atividade que está em uma das áreas mais arriscadas na mineração”, detalhou Cassio Perini. A pinça hidráulica pode ser utilizada também para auxiliar nas manutenções da área, realizando a troca ou a virada das mandíbulas do britador (peças de desgastes), o içamento de chapas, rola de borracha das correias transportadoras, motores, chapas e etc. O equipamento tem um baixo custo operacional e um rápido retorno do investimento, além de ser uma ferramenta essencial para operações de manutenção, especialmente em mineradoras.
Projetada para içar e manipular cargas de maneira eficiente e segura, a pinça hidráulica possui controles intuitivos e um design robusto, permitindo que os operadores realizem tarefas de elevação com precisão, o que reduz o risco de acidentes e melhorando a eficiência da operação. A versatilidade se encaixa em uma ampla gama de aplicações, incluindo o içamento de mandíbulas, correias transportadoras e outras peças pesadas. Cassio Perini salientou que, além de dar mais segurança à operação, a pinça hidráulica auxilia na manutenção dos equipamentos.
“Por ser um braço instalado ao britador, ajuda em toda manutenção, erguendo peças pesadas, na troca de revestimentos. E tudo isso sendo operado remotamente, de forma segura com um rádio controle, um joystick que fica com o operador longe do local. Uma solução que já está presente nas grandes mineradoras do Brasil”, informou Perini.



