Vale adota IA para direcionar intervenções nas vias do complexo Mariana
A Vale implementou um programa inovador no Complexo de Mariana, em Minas Gerais, usando inteligência artificial (IA) para otimizar intervenções nas vias de transporte da frota de caminhões. Através de mapas de calor de vibração e consumo de combustível, a empresa identificou trechos críticos e obteve resultados significativos: redução de 5% no consumo de diesel, aumento de 9% na velocidade média e 6,3% mais produtividade.
O programa utilizou modelos de machine learning e telemetria avançada para analisar dados de caminhões fora-de-estrada CAT 789D, identificando segmentos críticos e permitindo intervenções mais precisas. A análise também revelou que seria possível reduzir em 9% a frota sem comprometer a carga transportada.
Esse programa não só melhorou os KPIs operacionais, mas também contribuiu para a descarbonização das operações. O método pode servir como referência para outras operações da Vale e mineradoras no Brasil.
Eng. Raphael Ogushi compartilhará mais detalhes sobre esse projeto no Workshop, destacando os benefícios da IA para a produtividade e sustentabilidade.
Essa palestra será apresentada no Workshop Opex onde o palestrante irá apresentar as lições e resultados obtidos através de seu projeto.
Interessados em participar, as inscrições estão abertas até o dia 25 de julho no site através do link: https://revistaminerios.hubspotpagebuilder.com/workshop-opex .









