Volvo lança linha de caminhões e moderniza unidades fabris

Nara Faria – Porto Seguro (BA)

A Volvo anunciou a modernização de sua linha de caminhões VM, que deve começar a ser comercializada a partir de dezembro deste ano, e aposta na ampliação de suas unidades fabris para sustentar a expectativa de aumento de demanda.

Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a companhia sueca apresenta os caminhões 8×2 e 8×4. É esperada a produção de oito mil unidades desta nova linha. Atualmente são produzidas no total 55 mil unidades por ano, representando 12% de participação no mercado nacional. “A nova linha é um dos pilares para atingir o crescimento que buscamos para os próximos anos”, afirma presidente do GrupoVolvona América Latina,Roger Alm.

Os caminhões são voltados para o segmento rodoviário, mas também com versões dirigidas para aplicações vocacionais. Francisco Mendonça, gerente de caminhões VM da Volvo no Brasil destaca ainda que, para o segundo trimestre do próximo ano, a nova linha VM também terá a caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que já equipa mais de 90% dos caminhões da linha F.

Nas configurações 8×2 e 8×4, os transportadores podem usar o novo VM para rodar em média distância. Na aplicação vocacional, as betoneiras e caçambas são exemplos para o VM 8×4.

Investimentos

Para garantir a expectativa de aumento da demanda, a Volvo vem apostando na modernização de suas fábricas instaladas na América Latina. De acordo com Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil, foram anunciados no ano passado investimentos de US$ 500 milhões pela companhia, que serão direcionados às instalações fabris, contratação de pessoal e desenvolvimento de produtos.

Os investimentos incluem o complexo industrial de Curitiba (PR), que passa por ampliação e modernização de sua linha de produção, etapa que deve ficar pronta até o final de 2013. Atualmente também está em andamento a reforma do prédio de administração e a extensão da linha de produção de caminhões. Outras reformas estão previstas nas unidades nos próximos anos dentro deste plano.

Recentemente, a Volvo finalizou a automatização das linhas de pintura de sua fábrica de cabines de caminhões em Curitiba. A manufatura conta agora com 16 robôs, responsáveis pela pintura e manipulação das cabines, até então feitos manualmente. As novas tecnologias proporcionaram também maior eficiência energética com o reaproveitamento de temperaturas.

Também utilizando esses recursos, o Chile está trabalhando na construção de uma nova unidade fabril da companhia. “É uma série de investimentos não só na indústria, mas também no produto e em nossa rede de distribuição. São os três pilares importantes para sustentar o crescimento”, conclui Fedalto.

Volvo modernizou a linha de caminhões VM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *