Posicionador de válvulas inteligente da Valmet promete processos industriais mais sustentáveis
Com a proposta de incentivar processos industriais mais sustentáveis, o Neles NDX 2.0, posicionador de válvulas inteligente da Valmet, foi o equipamento de maior destaque da empresa durante o Workshop Opex 2025, promovido pela revista Minérios e Minerales, que aconteceu no MinasCentro, em Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de julho.
O equipamento oferece um desempenho mais sustentável ao controle de válvulas para todas as indústrias de processo, válvulas e aplicações. Com seu design modular, o Neles NDX 2.0 proporciona fácil instalação, operação e manutenção, conforme detalha Helcio Penser, gerente de negócios para Mineração na Valmet.
“São posicionadores modernos que trazem muita inovação para o mercado, além de ter a parte de manutenção preditiva, de poder monitorar a válvula, ele tem um uma pegada totalmente ecológica, porque ele tem um baixíssimo consumo de ar comprimido. Ele consome até 90% menos do que qualquer outro posicionador, então é uma inovação”, destaca.
Hélcio explica que o posicionador é instalado na válvula e permite ter um controle de abertura. “Eu posso ter a válvula um pouco aberta, muito aberta ou modulando. E para isso acontecer, eu tenho que utilizar uma energia que é uma energia pneumática, o ar comprimido. E quando essa válvula está parada, pode ser que na maioria dos modelos tradicionais existe um vazamento”.
O gerente de negócios da Valmet detalha que o vazamento nesse modelo é mínimo, e também utiliza menos ar do que os do que os modelos tradicionais conhecidos no mercado.
“O posicionador entrega um diagnóstico de performance da válvula. A maioria dos problemas só são conhecidos quando a válvula já está falhando e ele consegue entregar informações de manutenção preditiva que permite uma análise antes dele falhar, ou então você pode controlar o tempo da manutenção antes de falhar”, explica.




