Estudo aponta aumento de 20% nas reservas de granulados com redução do teor de corte na Mina Pau Branco (MG)

Durante o VI Workshop de Redução de Custos na Mina e na Planta, foi apresentado o estudo “Impacto da qualidade de granulados na sustentabilidade de operações de minas no Quadrilátero Ferrífero”, com foco na Mina Pau Branco, localizada em Brumadinho (MG) e operada pela Vallourec Mineração. A pesquisa destaca o impacto direto da melhoria da qualidade dos granulados de minério de ferro na recuperação das reservas e na sustentabilidade da operação.

O trabalho foi desenvolvido por Dartagnan Viana (gerente de Beneficiamento), Luiz Carlos Vannucci (gerente de Geologia, Planejamento e Controle de Qualidade), Marcelo Marinho (engenheiro de Produção) e Reinaldo Brandão (superintendente Técnico).

Qualidade e sustentabilidade: principais resultados do estudo

O estudo demonstra que, com o uso de técnicas de processamento mineral relativamente simples, é possível melhorar significativamente a qualidade dos granulados, resultando em:

  • Redução do teor de corte da lavra de 60% para 58% de Fe, sem comprometer as especificações dos produtos finais;
  • Aumento estimado de 20% no volume das reservas de granulados (>16 mm);
  • Redução na geração de rejeitos e maior aproveitamento de blocos anteriormente considerados estéreis;
  • Incremento da sustentabilidade operacional durante a transição para minérios de menor teor.

Tecnologias empregadas e comportamento dos granulados

A caracterização mineralógica, química e física dos granulados foi acompanhada por testes em diferentes etapas e tecnologias de beneficiamento, como:

A introdução do logwasher na planta proporcionou ganhos relevantes em qualidade, viabilizando a recuperação de blocos de granulados com teor inferior a 60%, anteriormente descartados.

“Com os ganhos obtidos em qualidade, conseguimos incorporar ao processo produtivo materiais antes considerados estéreis, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade e o aproveitamento máximo da reserva”, destacou Reinaldo Brandão, superintendente técnico da Vallourec Mineração.