Leonardo Vasconcellos Rangel, especialista em desenvolvimento de processos e Geometalurgia da CMOC, concorre na premiação com o projeto “Caracterização geometalúrgica de tipos de nelsonito de catalão e a influência da mineralogia na avaliação das perdas de nióbio no processo de concentração da apatita”.

O que motivou apresentar um projeto para concorrer 22° Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgico Brasileira?

As principais motivações pessoais em concorrer ao 22° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira estão associadas ao fato de eu ter a Revista Minérios & Minerales como uma referência nacional dentro da temática de mineração, concomitante ao fato de a premiação anual proporcionada pela mesma ser considerada, dentro das empresas, como sendo o auge do potencial dos profissionais envolvidos nos projetos. Promovendo, assim, além do reconhecimento, orgulho e inspiração para os autores, que com isso se sentem motivados a sempre desenvolver novos trabalhos em prol da melhoria contínua do nosso sistema minerário.

Qual a importância profissional de desenvolver projetos na mina e na planta para a mineradora na qual trabalha?

Desenvolver projetos na área de geometalurgia, que envolve tanto as áreas de mina, processos e usina, é muito gratificante para nós, pois, primeiro, me sinto lisonjeado em poder contribuir junto com a equipe para a melhoria da nossa empresa, sendo mais importante ainda por promover uma visibilidade da capacidade de desenvolvimento e intelecto de todos os profissionais envolvidos e, como consequência, apoiar a companhia no atingimento das suas metas produtivas.

Como avalia trocar experiências em um evento de apresentação de projetos realizados pelas mineradoras?

Assim como foi quando fomos agraciados com o Prêmio de Excelência em 2019, considero eventos como este como sendo uma oportunidade única de compartilhamento de conhecimento, sendo, portanto, muito gratificante quanto ao quesito aprendizado. Essa troca de experiências é bastante válida também no estabelecimento de novos contatos bem como na promoção dos trabalhos realizados pelas empresas.

Deixe uma resposta