Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenamento de hidrogênio e inicia comercialização

Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenamento de hidrogênio e inicia comercialização

A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares premium sem costura, anuncia a qualificação oficial de Delphy, sua solução vertical de armazenamento de hidrogênio gasoso, pela DNV, uma das principais empresas de certificação do mundo. De forma pioneira, Delphy é capaz de armazenar de 1 a 100 toneladas de hidrogênio sob condições máximas de segurança. Graças à sua área de ocupação mínima, esse sistema vertical – que se estende até 100 metros no subsolo – atende aos desafios de ambientes industriais complexos e exigentes. Ele é voltado tanto para produtores de hidrogênio verde quanto para indústrias produtoras de combustíveis sintéticos (e-SAF, e-metanol) e de amônia verde, siderúrgicas e refinarias.

A solução Delphy é resultado da ampla experiência e conhecimento da Vallourec, baseada em tecnologias comprovadas – tubos e conexões – que demonstraram excelente vedação e resistência à corrosão.

Lançado em 2022, o projeto envolveu cerca de trinta pesquisadores e especialistas, especialmente das áreas de rosqueamento de alta precisão, tratamento térmico e ensaios não destrutivos. Desde a inauguração da sua unidade de demonstração, em dezembro de 2023, a Vallourec seguiu um rigoroso processo de desenvolvimento, testagem e validação dessa tecnologia de armazenamento de hidrogênio, culminando hoje com a qualificação de Delphy. A qualificação, reconhecida por especialistas, garante a segurança e confiabilidade da solução e é um marco importante rumo à sua comercialização.

A Vallourec já assinou dois Memorandos de Entendimento (MoUs): um com a H2V, para projetos de produção e utilização de hidrogênio verde, e outro com a NextChem Tech, para projetos de hidrogênio verde e amônia verde. Cerca de cinquenta projetos — na França e em outros países — estão atualmente em discussão, representando uma receita potencial de aproximadamente €2 bilhões.

Essa qualificação ocorre em um momento em que se espera um crescimento da demanda por infraestrutura de armazenamento, para se adaptar à natureza intermitente e flexível da produção de hidrogênio verde. A demanda pela solução de armazenamento Delphy será impulsionada por regulamentações europeias, que exigem soluções de armazenamento associadas à produção de eletricidade renovável, e pela estratégia francesa de uso do hidrogênio, que incentiva produtores de hidrogênio verde a operarem de forma flexível para contribuir com a estabilidade da rede elétrica.

Philippe Guillemot, Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Vallourec, comentou: “A qualificação de Delphy demonstra a capacidade da Vallourec de potencializar sua expertise industrial e tecnológica na criação de soluções para novas energias. Graças à excelência de nossas equipes, somos capazes de oferecer essa solução única que atende os desafios de desenvolvimento do setor de hidrogênio global. Esse marco importante reforça nossa posição no mercado de hidrogênio e nossa liderança no apoio aos esforços de descarbonização globais.”

Santiago Blanco, Vice-Presidente Executivo e Diretor Regional para o Sul da Europa de Sistemas de Energia da DNV, complementa: “A DNV tem orgulho de validar Delphy, a solução de armazenamento de hidrogênio da Vallourec — um marco para infraestruturas de hidrogênio seguras e modulares. Com a projeção do nosso Energy Transition Outlook de uma demanda de 188 milhões de toneladas de hidrogênio por ano até 2050, soluções de armazenamento flexíveis como Delphy são essenciais para conectar a oferta da energia renovável à demanda industrial. Na medida em que o hidrogênio viabiliza a descarbonização de setores de difícil eletrificação, a garantia técnica independente será fundamental para acelerar implementações e construir a confiança do mercado.”