Valence aposta em nova linha de hastes para facilitar trabalhos de perfuração sônica

Valence aposta em nova linha de hastes para facilitar trabalhos de perfuração sônica

Especulada como uma das hastes de perfuração com maior profundidade do mercado, a linha XQ é uma das apostas da Valence para a mineração no Brasil. O produto foi apresentado durante a 16ª edição do Workshop Opex, realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo Arthur Mendes, gerente comercial da Valence, a linha de hastes de perfuração XQ permite flexibilidade para facilitar o trabalho direcional, com melhor resistência do que linhas anteriores. Para o profissional, o novo equipamento, que ainda não está sendo utilizado no Brasil – apenas no exterior -, deve fazer sucesso no mercado nacional.

“É uma patente que temos, estamos começando a entrar com esse produto no Brasil. É um equipamento premium, que tem uma durabilidade forte e concede maior resistência nas perfurações”, destaca.

Conforme o gerente comercial, as hastes de perfuração da linha XQ possuem um ângulo de flanco negativo aumentado de -20 graus em comparação com -10 graus em linhas anteriores. O ângulo de flanco negativo aumentado, combinado com as roscas de início duplo, praticamente elimina o abaulamento da caixa e proporciona maior resistência em aplicações de alto torque.

Além disso, as juntas XQ patenteadas possuem roscas de início duplo opostas que são auto alinhantes para que o acoplamento ocorra suavemente. Isso proporciona uma resposta de carga equilibrada e o dobro da área de contato, o que significa metade da pressão de contato. Essa distribuição simétrica de carga aumenta significativamente a capacidade de carga para hastes mais resistentes com maior capacidade.

“A rosca dela é uma rosca dupla, tem um encaixe mais fácil e preciso. As hastes convencionais normalmente você precisa fazer ¾ de volta,.e as hastes XQ você precisa fazer apenas ¼ de volta, tudo isso facilita”, confirma Arthur Mendes.