Valence aposta em nova linha de hastes para facilitar trabalhos de perfuração sônica
Especulada como uma das hastes de perfuração com maior profundidade do mercado, a linha XQ é uma das apostas da Valence para a mineração no Brasil. O produto foi apresentado durante a 16ª edição do Workshop Opex, realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Segundo Arthur Mendes, gerente comercial da Valence, a linha de hastes de perfuração XQ permite flexibilidade para facilitar o trabalho direcional, com melhor resistência do que linhas anteriores. Para o profissional, o novo equipamento, que ainda não está sendo utilizado no Brasil – apenas no exterior -, deve fazer sucesso no mercado nacional.
“É uma patente que temos, estamos começando a entrar com esse produto no Brasil. É um equipamento premium, que tem uma durabilidade forte e concede maior resistência nas perfurações”, destaca.
Conforme o gerente comercial, as hastes de perfuração da linha XQ possuem um ângulo de flanco negativo aumentado de -20 graus em comparação com -10 graus em linhas anteriores. O ângulo de flanco negativo aumentado, combinado com as roscas de início duplo, praticamente elimina o abaulamento da caixa e proporciona maior resistência em aplicações de alto torque.
Além disso, as juntas XQ patenteadas possuem roscas de início duplo opostas que são auto alinhantes para que o acoplamento ocorra suavemente. Isso proporciona uma resposta de carga equilibrada e o dobro da área de contato, o que significa metade da pressão de contato. Essa distribuição simétrica de carga aumenta significativamente a capacidade de carga para hastes mais resistentes com maior capacidade.
“A rosca dela é uma rosca dupla, tem um encaixe mais fácil e preciso. As hastes convencionais normalmente você precisa fazer ¾ de volta,.e as hastes XQ você precisa fazer apenas ¼ de volta, tudo isso facilita”, confirma Arthur Mendes.




