Tecnologia da jaraguaense WEG controla moinho em mina de ouro no Canadá



A WEG desenvolveu tecnologia e fornece sistema completo de variação de velocidade para mina de ouro localizada em área remota e congelada no Canadá. O sistema de acionamento, composto por motores de indução da linha W60 de 5000 kW 4160V 8 polos, e por inversores de frequência de média tensão MVW01 com cubículo de entrada, controla um moinho semi-autógeno (SAG) na mina de ouro de Meliadine, que fica na Província de Nunavut, no norte do Canadá. O moinho SAG é o principal equipamento da planta e, pelo processo de moagem do minério extraído, necessita que os equipamentos utilizados para a sua propulsão e controle apresentem altíssima confiabilidade e disponibilidade.

A combinação do motor de indução com inversor de frequência WEG entrega para o cliente uma solução que reduz as necessidades de manutenção e o tempo de parada.

O inversor de frequência garante uma operação sem impactos na rede elétrica durante a partida e operação. Através de seu controle de velocidade o inversor possibilita que o moinho opere no ponto ótimo, proporcionando maior qualidade de moagem e economia de energia. O inversor de frequência de média tensão MVW01 possui funções específicas que melhoraram o processo e evitam problemas comuns neste tipo de aplicação.

No inverno, a temperatura local pode atingir 48°C negativos e, devido ao clima polar, o transporte por navio até o local só é possível durante algumas semanas do ano. Em função da baixa temperatura, o armazenamento, instalação e comissionamento dos equipamentos também foram um desafio à parte.

A WEG conta com o importante diferencial de poder efetuar todos os testes necessários no sistema completo em Jaraguá do Sul, principal planta de fabricações de seus equipamentos de média tensão da empresa.

FONTE: NSC TOTAL

Deixe uma resposta