Tecnologia para mapeamento ambiental se destaca em Exposibram para mineração sustentável

Tecnologia para mapeamento ambiental se destaca em Exposibram para mineração sustentável

Imaginem promover ações ESG (Environmental, Social and Governance, ou, em português, Ambiental, Social e Governança), com a ajuda de um mapeamento ambiental? Esse é o objetivo da Imagem Geosistemas, empresa brasileira de tecnologia em Sistemas de Informações Geográficas, distribuidora oficial no Brasil da plataforma ArcGIS (software de mapeamento), da norte-americana Esri, que se destacou na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM).

A empresa apresentou soluções voltadas a funcionalidades dentro da indústria de mineração, focando nas áreas de exploração, produção e ESG, principal tema do evento devido à preocupação ambiental global e a necessidade de alcançar a meta da neutralização da emissão de carbono. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e aconteceu entre os dias 28 a 31 de agosto, em Belém do Pará.

Durante a EXPOSIBRAM, a Imagem Geosistemas trabalhou com o slogan ‘Otimize seu tempo e ganhe produtividade com o poder da geotecnologia’, e seu  objetivo foi apresentar soluções que atendam, principalmente, no “S” de sustentabilidade do termo ESG. “Fizemos diversas demonstrações voltadas à plataforma ArcGIS, composta por dados geográficos, bastante completa e que atende desde a área de produção, até a de administração e gestão, passando pela área de ESG. A questão ambiental tem gerado bastante interesse pelo setor de mineração pela necessidade de atender as metas de neutralização das emissões”, contou Daniel Henrique Cândido, especialista da Imagem Geosistemas.

Como exemplo, ele citou os três pilares principais do ESG, que são: governança, social e ambiental. “No último deles, ambiental, podemos usar o sistema para o monitoramento de fauna e flora, de floresta e diversos outros parâmetros; como também o mapeamento de áreas sob influência de barragens, entre outros. Na parte social podemos monitorar as populações, pessoas, parâmetros sócio-econômicos, possibilitando com que a mineradora atenda as necessidades de estar ao lado da sociedade. E, por último, a parte de governança, a plataforma pode atuar dando respostas que são exigidas pelo mercado, cada vez mais exigente deste contexto, demonstrando que suas ações, tanto no ponto de vista ambiental e social são eficazes e que estão funcionando”, explica Daniel Henrique, frisando que a plataforma ESG consegue abordar os três pilares com eficiência. 

A plataforma ArcGIS é um dos sistemas mais avançados para análise de dados geoespaciais, que permite que organizações de todos os setores tomem decisões mais informadas e estratégicas. Além disso, combina as melhores tecnologias disponíveis, simplificando a descoberta, análise e visualização de dados, ajudando a economizar tempo e recursos.