Nos últimos anos, temos testemunhado um avanço notável na presença de mulheres na indústria de mineração. Este progresso não se limita apenas aos cargos administrativos, mas se estende à participação ativa em centros de testes e minas, desafiando a tradicional predominância masculina neste setor.
A Steinert, empresa do segmento de tecnologias de separação magnética e Sensor-Based Sorting (SBS), surgiu em um cenário onde o domínio masculino era a norma. Com sede na Alemanha (Steinert GmbH) e subsidiárias nos Estados Unidos (Steinert Us), Austrália (Steinert Austrália) e Brasil (Steinert Latinoamericana), a empresa enfrentou obstáculos iniciais, superando as barreiras de uma indústria historicamente dominada por homens.
Com o tempo, a Steinert passa por uma transformação significativa em sua força de trabalho, com mais mulheres assumindo papéis cruciais na organização. Esta mudança reflete a resiliência, talento e determinação das mulheres em buscar igualdade de oportunidades e reconhecimento em um campo desafiador. A presença feminina na empresa é diversa, compreendendo diversos cargos e formações como Geologia, Geociências, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Engenharia Metalúrgica.
No Brasil, a presença feminina na mineração é representada por Priscila Esteves e Camila Senna. Priscila Esteves é doutora em Processamento Mineral e atualmente é Head of the Lab & Application Specialist na Steinert Latinoamericana. É responsável pelas atividades do Centro de Testes no Brasil e atua na parte técnica do desenvolvimento das aplicações de mineração na América Latina. Camila Senna é Engenheira Mecânica e iniciou sua carreira na Steinert como estagiária, assumindo depois a responsabilidade de Internal Sales e atualmente atua como Application and Sales Engineer no mercado de mineração.
A equipe global de mineração também conta com uma grade presença feminina. Lerato Kotelo atua como Global Application Manager for Mining, na sede da empresa na Alemanha. Com quase 10 anos de experiência com a tecnologia SBS, ela é responsável pelo gerenciamento das aplicações de SBS ao redor de todo o mundo. Também na Alemanha, atuam Meike Hoppe como Application Engineer, Hannah Eichentopf e Maren Van der Fels como Application Specialists e Yenny Wong como Internal Sales Engineer. Nos Estados Unidos, Victoria Karem atua como Sales Engineer no mercado de mineração.
A empresa afirma que “se orgulha de fazer parte dessa transformação no setor e de promover um ambiente inclusivo e equitativo, onde o talento é reconhecido independentemente do gênero”.