Adesivos oferecem alta performance para uso em britadores cônicos

Adesivos oferecem alta performance para uso em britadores cônicos

Na mineração, onde a confiabilidade e a durabilidade dos equipamentos são determinantes para manter a produtividade e a segurança da operação, cada detalhe faz diferença. Entre esses fatores está o uso de adesivos epóxi, fundamentais para a fixação das placas de desgaste em britadores cônicos.

Pensando nisso, a Soprema lança uma linha de adesivos que contam com design inovador da embalagem dos Polipox 1138 e Polipox1142, trazendo uma solução exclusiva no mercado: Embalagens inovadoras com berço de suporte interno para o componente B (endurecedor), o que auxilia na segurança da mistura, evitando qualquer possibilidade de erro. Fernando Christe, gerente de desenvolvimento do Grupo Soprema, explica que a função do adesivo vai muito além da simples colagem. Ele atua diretamente na vida útil da placa de desgaste e do britador como um todo, reduzindo riscos de falhas e evitando paradas não programadas. “Quando se fala em operação de mineração, o tempo de máquina parada significa perda de produção. Por isso contar com um adesivo de alto desempenho, que assegure aderência e resistência à compressão, é essencial para a confiabilidade do processo”, afirma Christe.

Os produtos da linha Polipox foram especialmente desenvolvidos para atender a essas exigências. O Polipox 1138 libera o equipamento em aproximadamente seis horas, enquanto o Polipox 1142 tem liberação ainda mais rápida, em apenas quatro horas. Em comum, ambos apresentam excelente capacidade de aderência, alta resistência à compressão e uma aplicação prática e segura, características indispensáveis em um ambiente de alta precisão como o da mineração.

MISTURA SEGURA

Sobre a nova embalagem, ele explica: “Por serem materiais bicomponentes, a proporção correta entre resina (componente A) e endurecedor (componente B) é decisiva para o desempenho. Para facilitar esse processo e evitar falhas, basta misturar as duas embalagens, que já vêm pré dosadas.”

Essa configuração garante praticidade, precisão na dosagem e elimina riscos de erro durante a aplicação. “O cuidado com a embalagem reflete nosso compromisso em entregar não apenas um produto de qualidade, mas também uma experiência segura e eficiente para quem aplica no campo.”

Além disso, os adesivos contam com resinas e endurecedores em cores distintas. Dessa forma, quando a mistura está homogênea e pronta para aplicação, apresenta um tom azul uniforme, assegurando que todos os componentes foram integrados corretamente.

EXPERIÊNCIA

As novidades serão apresentadas na edição especial da “Revista Minérios & Minerales” e no encarte especial “Mil maiores minas do Brasil”, que circularão durante a Exposibram 2025 (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração), de 27 a 30 de outubro, em Salvador (BA).

“Apresentar os adesivos epóxi Polipox 1138 e Polipox 1142 neste ambiente é mostrar ao mercado que estamos atentos às necessidades da mineração e preparados para entregar soluções de alta performance, com inovação e segurança desde a embalagem até a aplicação”, afirma Sergio Guerra, Diretor geral do Grupo Soprema no Brasil.

De origem francesa, e com mais de 115 anos de experiência internacional e presença consolidada no Brasil, a Soprema alia tradição à inovação constante. O know-how da companhia em manipulação de resinas epóxi garante que soluções como o Polipox sejam sinônimo de qualidade, durabilidade e performance, atributos fundamentais para atender a um setor tão exigente quanto a mineração.

“Com essa ação, a Soprema reforça sua posição como parceira estratégica do setor de mineração. Mais do que ofertar produtos inovadores e consolidados no mercado e apresentar novas soluções, a empresa se coloca ao lado de mineradoras, projetistas e profissionais de manutenção que buscam soluções confiáveis para maximizar a performance e os resultados”, finaliza Sergio Guerra.