Software de realidade aumentada auxilia planejamento e tomadas de decisões em processos da mineração
A PARS – empresa especializada na distribuição de softwares – possui um sistema de realidade aumentada que promete auxiliar no planejamento e na tomada de decisões no processo de mineração. Trata-se do Workshop XR que permite que empresas acelerem as revisões de projeto, ajudando equipes a reduzir tempo de entrega de trabalhos e minimizar o desperdício.
O sistema foi apresentado no estande da empresa durante o Workshop Opex 2025, que ocorreu nos dias 30 e 31 de julho, no Minas Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, promovido pela revista Minérios e Minerales. Segundo o Guilherme Benevides, especialista técnico da PARS, a ferramenta pode ser importante para conceder clareza espacial nos processos e identificar problemas mais rapidamente.
“Com os óculos de realidade virtual você consegue tanto tirar a medida do modelo, e até mesmo sentir que você está dentro do modelo, tirar medidas, fazer reuniões com várias pessoas, tanto no computador ou no óculos”, afirma.
O especialista detalha que a ferramenta pode ser utilizada em qualquer tipo de segmento, em específico na mineração. O sistema, inclusive, é utilizado pela Vale e outras empresas como Arcelor Mittal e AngloAmerican Para ele, a vantagem está na “digitalização do ativo”.
“Pode utilizar, é, em qualquer ambiente que você precisa fazer esse acompanhamento, esse avanço durante o tempo. A vantagem é que você pode fazer essa digitalização do seu ativo. Você tem vários tipos de avanço, como da qualidade do processo em si e quando você está usando um ambiente comum de dados, várias pessoas têm acesso a esse documento”, detalha.
Open Space
Outra ferramenta inovadora da PARS, apresentada no Workshop Opex 2025, é o OpenSpace, tecnologia que usa Inteligência Artificial Espacial para entregar os produtos mais rapidamente. Com o dispositivo, que consiste em um monitoramento de câmera 3D, os trabalhadores podem documentar seus projetos, terem respostas fáceis e ágeis, além de resolver problemas comunicando-se da forma mais simples e transparente possível: imagens.
“O Open Space é um software voltado para gestão de obras. A partir de uma câmera 360, você consegue fazer um vídeo e a partir disso você tem o mapeamento do local de trabalho.
A partir do momento que você coloca o capacete com a câmera e conecta com o software, você começa só a andar e ele vai registrando”, destacou Guilherme.
Ele detalha que com a ferramenta equipes fazem mais com a mesma força de trabalho, automatizando a captura de obras, simplificando a documentação e oferecendo acompanhamento flexível do progresso.





