Smart Performance: sensores inteligentes para maximizara disponibilidade dos transportadores de correias

Smart Performance: sensores inteligentes para maximizara disponibilidade dos transportadores de correias

A Martin Engineering apresentou suas mais recentes inovações em tecnologia embarcada para o transporte de material a granel durante o 16º Workshop Opex, realizado em Belo Horizonte, no fim de julho, pela revista Minérios & Minerales, com destaque para sistemas inteligentes de vedação e monitoramento.

Com uma trajetória reconhecida por oferecer soluções que transformam a produtividade no transporte de material a granel, a Martin marcou presença com um estande técnico e uma palestra de destaque, reforçando seu compromisso com a inovação, a segurança e a eficiência operacional. Além de apresentar seu portfólio de soluções já consolidadas no mercado, a empresa chamou atenção pelas tecnologias embarcadas de ponta que elevam os padrões de manutenção preditiva e de monitoramento remoto em sistemas de manuseio de material sólido a granel.

Entre as inovações apresentadas pela Martin Engineering, o foco esteve em demonstrar como a tecnologia embarcada da empresa já está transformando a maneira como as plantas industriais enfrentam desafios relacionados à manutenção, à eficiência energética e à disponibilidade operacional.

O principal destaque da participação da Martin no evento foram as novas vedações com sensores inteligentes, apresentadas como solução inovadora pela empresa. Esses sensores permitem o monitoramento remoto das vedações dos transportadores de correia, detectando o nível de desgaste do material e emitindo alertas automáticos. A tecnologia evita intervenções desnecessárias, aumenta a segurança, reduz riscos de falhas e contribui para a ampliação da vida útil dos componentes.

Esse sistema inteligente faz parte do sistema de vedação da Martin Engineering, que combina as tradicionais vedações externas de correia (fixas ou autoajustáveis) com o robusto Martin Skirtboard Liner. A combinação garante o bloqueio eficiente de material fugitivo e o controle de pó no transporte de material a granel, problemas que frequentemente comprometem a segurança, a limpeza e a eficiência da operação.

Os tradicionais raspadores Martin, atualizados com a tecnologia N2, também foram apresentados. O sistema de monitoramento remoto permite a gestão das lâminas do raspador de correia à distância, oferecendo estimativa de vida útil e indicando a necessidade de troca ou retensionamento. Além disso, garante uma limpeza mais eficiente, reduz a necessidade de inspeções manuais, diminui paradas inesperadas, previne o desgaste prematuro da correia e dos componentes do transportador, e aumenta a assertividade das manutenções, bem como a segurança operacional.

A tecnologia N2 também foi aplicada nos canhões de ar Hurricane Martin, permitindo o monitoramento remoto do desempenho. Os sensores medem a pressão, a frequência de disparos e o acúmulo de material nos reservatórios, tornando o controle mais preciso e reduzindo significativamente os riscos de bloqueios que comprometem a produção.

Durante o evento, Rafael Torres Junqueira, gerente de Engenharia e Novas Tecnologias da Martin, conduziu uma palestra que reforçou a reputação da marca como referência em inteligência operacional embarcada. Ao mostrar como os sensores da Martin se integram às rotinas da planta, Rafael destacou o valor prático da inovação: menos paradas, maior eficiência e decisões baseadas em dados em tempo real.