Serra Verde é selecionada por BNDES e Finep em programa voltado a minerais estratégicos

Serra Verde é selecionada por BNDES e Finep em programa voltado a minerais estratégicos

A Serra Verde foi selecionada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na primeira etapa da iniciativa Transformação de Minerais Estratégicos. A parceria entre o BNDES e a Finep tem como objetivo promover investimentos para aumentar a produção, pesquisa e desenvolvimento, assim como a inovação no processamento de minerais estratégicos, como as terras raras.

A Serra Verde irá agora, em conjunto com o BNDES e a Finep, avaliar a potencial estrutura mais adequada para esta futura parceria, que pode incluir instrumentos de crédito, investimentos de capital, recursos não reembolsáveis e subvenção econômica.

Thras Moraitis, CEO da Serra Verde, disse:

“Estamos entusiasmados com a parceria com o BNDES e a Finep para avançar no refinamento a jusante de terras raras pesadas críticas no Brasil. Desde o início da produção em 2024, a equipe da Serra Verde identificou várias inovações na produção e processamento de terras raras, que pretendemos avançar por meio dessa parceria. Como a única produtora em escala fora da Ásia dos elementos críticos de terras raras pesadas, estamos em uma posição única para aumentar a contribuição do Brasil para o desenvolvimento de cadeias de fornecimento globais seguras, de minerais críticos”.