Secretário de Mineração Alexandre Vidigal anuncia plano de ação para mineração

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, se reuniu em Brasília com empresários da mineração, no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), nesta 4ª Feira (22).

Uma das principais discussões foi a necessidade de a sociedade conhecer melhor a mineração brasileira e os benefícios socioeconômicos que ela proporciona a toda a população.

Vidigal anunciou que o MME vai lançar em breve o Plano de Ação e Metas, com políticas públicas específicas para a indústria da mineração, e disse que esse documento detalhará medidas positivas para o setor.

A depender do MME, o secretário disse, a mineração será estimulada no Brasil por ser estratégica para o desenvolvimento e crescimento do país. Este é um compromisso do governo federal, informou.

“Se temos no Brasil um Ministério de Minas, então é para fazermos mineração”, disse. O MME, segundo ele, tem que ser um facilitador dessa atividade por meio de ações, como políticas públicas, casando os interesses da União, das empresas e da sociedade em geral.

O presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, considerou o encontro “muito produtivo” para expor posicionamentos da indústria da mineração sobre o cenário atual e, também, conhecer os planos do MME para o setor.

Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto, participou da reunião e ressaltou a importância de o secretário e o titular do MME, Bento Albuquerque, ter aberto agendas de trabalho específicas para tratar do tema mineração com vários públicos de interesse, entre eles, os executivos e dirigentes das mineradoras.

“Neste primeiro ano, em que estão à frente da Secretaria e do Ministério, foi muito importante o posicionamento e as manifestações públicas da equipe de governo em prol do desenvolvimento da mineração brasileira”, afirmou Flávio Penido.

Deixe uma resposta