Sandvik apresenta equipamentos que permitem conexão pelo celular

Sandvik apresenta equipamentos que permitem conexão pelo celular

Seguindo os avanços da tecnologia e a preocupação ambiental global no mercado da construção e mineração, o grupo Sandvik lançou máquinas e equipamentos com intuito de reduzir os impactos ambientais durante a operação, e também máquinas que podem ser conectadas ao celular transmitindo as informações em tempo real.

Os lançamentos aconteceram durante a M&T Expo, realizada na última semana em São Paulo, e contou com um estande da Sandvik com demonstração dos equipamentos.

“A novidade que trouxemos são as máquinas dos modelos da série 800, que são equipamentos que vão de 400 até 1.000 cavalos, e que podem ser conectadas na internet do celular 3G ou 4G ou até mesmo no Wi-fi, e que você consegue extrair o parâmetro do equipamento direto para o celular, e que podem ser utilizadas tanto no mercado de agregados quanto de mineração” explicou o coordenador de engenharia de aplicação e vendas da Sandvik, Bruno Almeida.

Para construção, Bruno destacou a exposição do britador CH430 que é uma máquina 100% elétrica e, por isso, chamada por ele de “Máquina Verde”, que baseado em um projeto sueco é uma tendência no mercado por contribuir com menos impacto ambiental durante a operação.

“O CH430 é um equipamento de 200 cavalos, um britador cônico, o objetivo dele é diminuir o tamanho da rocha para um produto desejável, principalmente para a construção, que chega a produzir 200 a 300 toneladas por hora, dando uma vantagem competitiva para o cliente. Além disso, ele não tem produção de monóxido de carbono por ser 100% elétrica, contribuindo para o meio ambiente”, explicou o coordenador de engenharia.

Outra máquina que promete menos emissão de poluentes no meio ambiente é a Pantera DP1500I, também apresentada pela Sandvik, voltada para o mercado da mineração. O gerente comercial Daniel Correa destaca algumas características:

“A Pantera DP1500I possui um martelo de 33 kW, e é utilizada para perfuração de superfície e mineradoras de pequena e grande porte. Com esse martelo, o sistema de perfuração da plataforma que é a base da tecnologia do equipamento, garante que você pode ter uma automação escalonada, ou seja, assim com o andamento do projeto na mineração, o cliente pode avançar com acessórios que vão garantir uma maior otimização do equipamento. Além disso, a Pantera DP1500I tem um motor que gera menos emissão de poluentes”, destacou.

Durante também a M&T Expo, a Sandvik colocou para demonstração e teste dos visitantes dois simuladores de uma DI650I para perfuração com o martelo DTH. Os simuladores demonstraram todas as atividades com os equipamentos, tais como: deslocamento, perfuração, troca de ferramentas, perfuração automática e tridimensional.

Sobre o martelo DTH, diferencial na DI650, o gerente de produtos e ferramentas para perfuração, Marcelo Rese, explicou que “o martelo DTH desta vez está com um design de pistão diferente do nosso martelo anterior, e seu principal objetivo é aumentar a performance na operação e reduzir o consumo de combustível, e ainda emitir até 16% menos CO2 no meio ambiente.