Saletto: vistoria via drone de planta de mineração

O projeto surgiu a partir de um pedido de inspeção visual à Saletto pela cliente, uma mineradora localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de modo a auferir as condições atuais do maquinário, em caráter preventivo.

O objeto de estudo foi um transportador de correia. Por se tratar de maquinário habitualmente utilizado, o cliente demandava a necessidade de inspeção que deveria ser realizada com o transportador operando normalmente, de modo a não prejudicar o seu funcionamento.

Desta forma, a inspeção com o equipamento em funcionamento passou a ser a principal dificuldade do projeto. O desafio foi realizar inspeção eficiente e segura de forma a atender as necessidades do cliente.

A Saletto, por meio de um VANT (veículo aéreo não tripulado), comumente chamado de drone, decidiu inspecionar o equipamento nas condições previamente requisitadas.

Durante a elaboração do plano de inspeção, foi informado pelo cliente que durante a instalação do equipamento, a colocação da correia foi realizada por meio de vulcanização. Por se tratar de parte do equipamento que passa por grande acúmulo de tensão, foi redobrada a atenção sobre este local do equipamento, utilizando o VANT para a realização de uma análise mais minuciosa.

Com base nas visualizações do equipamento pela câmera do drone, notou-se um início de ruptura em parte da correia. E mais: foi possível observar um ponto de desgaste nas bordas da correia, que poderia ser causada em razão de prisão de material de transporte.

O VANT foi capaz de, em um só voo, apontar a classificação da natureza do equipamento, descrever as atividades que desempenha habitualmente, levantar elementos que possam apresentar alguma anomalia, mesmo que ainda em um estágio inicial.

Com base nestes dados obtidos por meio do uso do dispositivo, foi possível apontar um pequeno problema que, caso não fosse percebi o precocemente, poderia culminar em uma situação muito mais crítica no futuro, colocando em risco a segurança dos trabalhadores que se encontrem operando ou próximos à máquina.

Deixe uma resposta