Monitoramento geodésico na barragem no Morro do Ipê (MG)

Monitoramento geodésico na barragem no Morro do Ipê (MG)

A Mineração Morro do Ipê está localizada na região de Serra Azul, em Minas Gerais, e gerencia as minas de Ipê e Tico-Tico, além das unidades de processamentos. É controlada por duas grandes empresas, conhecidas internacionalmente: a Mubadala, com investimento global em 13 setores, em mais de 30 países; e a Trafigura, multinacional líder no comércio de petróleo, metais e minerais.

Sabendo da importância do estudo de comportamento de estruturas, a mineradora decidiu pelo monitoramento geodésico tradicional automatizado na barragem de rejeito a montante da Mina Morro do Ipê.

Desta forma, foi definido especificamente pelo uso de estação total automática com instrumentação adequada para uma operação de funcionamento continuo 24 horas por dia e 7 dias por semana, e com compartilhamento de dados em tempo real.

O responsável pelo projeto, Henrique Pedrosa, coordenador de Geotecnia que teve conhecimento desta tecnologia, anos atrás, através de um artigo científico que abordou sobre a necessidade e a viabilidade técnica e econômica da utilização de método tradicional de monitoramento geodésico de estruturas, comenta sobre a decisão recém-tomada pela mineradora quanto a implantação do sistema: “Temos grande responsabilidade no monitoramento de barragens de rejeito da mineração, principalmente por estar situada próxima a uma comunidade.

Precisamos estar sempre atentos nas possíveis deformações e eventuais riscos. Mesmo sem sintomas, devemos agir de forma preventiva na verificação da estabilidade, pois possui potencial de dano elevado”.

Além dos produtos, a Leica Geosystems desenvolveu toda a infraestrutura especificamente para atender ao projeto de monitoramento continuo da barragem. “A Leica Geosystems Brasil se encarregou de entregar a solução completa. Construiu todos os pilares controle, além de projetar e executar toda a cabine de monitoramento, a parte elétrica (painel fotovoltaicos, banco de baterias) e sistema de comunicação, permitindo que se possa acessar os dados a partir do escritório. E tudo isso em um prazo recorde, sem perder em qualidade e segurança. Foi surpreendente”, afirma Henrique.

Responsável pelo atendimento na mineradora, Guilherme Contador, gerente de Mineração da Leica Geosystems Brasil, comenta: “É muito gratificante trabalhar em uma companhia que dispõe de uma linha especial dedicada para o monitoramento e que proporciona atender clientes e ir de encontro as suas necessidades nos prazos requisitados. Melhor ainda ver que os mais diversos profissionais do mercado, geotécnicos, gerentes de barragem e outros profissionais interessados em monitoramento estão cada vez mais atentos a importância do monitoramento de movimento em 3D. O monitoramento geodésico é crucial para entender o comportamento de estruturas, como as mesmas se comportam a curto, médio e longo prazo nas mais diversas condições climáticas.

Isso é fundamental para somar aos demais dados gerados por outros sensores geotécnicos e então para devida análise de comportamento
e estabilidade.”

A estação total dedicada a monitoramento Leica TM50 inclui uma câmera de visão geral e uma câmera telescópica com zoom de 30x e foco automático. Com a inovadora tecnologia de processamento de imagens, o Nova TM50 oferece imagens de mais alta qualidade para uma documentação visual completa do ambiente de monitoramento.

As obstruções podem ser inspecionadas remotamente, evitando preocupações com a segurança em ambientes de alto risco.

Já o software de monitoramento Leica GeoMoS suporta qualquer sensor ou software de monitoramento, seja da Leica Geosystems ou de terceiros. As opções de comunicação flexíveis permitem a perfeita conexão, controles de sensor e armazenamento e análise de dados instantâneos.

A API Leica GeoMoS permite a combinação de dados de GeoMoS em seu sistema. Fluxos de dados automatizados usando diversos padrões de interface aberta permitem uma fusão de sensores simples, porém avançada. O GeoMoS Monitor garante um ciclo de medição contínuo com programação de sensor e pode armazenar todos os dados importantes em apenas um banco de dados SQL.

Poderoso, versátil e altamente personalizável, o serviço GeoMoS Now! pode ser instalado localmente ou usado na nuvem, permitindo que se acesse resultados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Recebe ainda visões gerais precisas e oportunas sobre o status de projetos usando uma gama de gráficos de fácil configuração, imagens, mapas, tabelas e “escaneios” de deformação sem a necessidade de conhecimento de web design.