
O projeto de cobre e polimetálico de Sakatti, desenvolvido pela Anglo American na Finlândia, foi designado como “Projeto Estratégico” pela Comissão Europeia sob a Lei de Matérias-Primas Críticas (CRMA) .
Alison Atkinson, Diretora de Projetos e Desenvolvimento da Anglo American, disse: “Estamos satisfeitos em receber o status de Projeto Estratégico para Sakatti – um marco importante para este depósito mineral excepcional com alta concentração de metais considerados estratégicos, incluindo um produto primário de cobre, alinhado com as prioridades de matérias-primas críticas da Finlândia e da UE.
“A UE produz atualmente cerca de 4% dos minerais críticos de que necessita e tem meta de aumentar isso para 10%. Com a Sakatti prevista para entregar cerca de 100.000 toneladas de produção de metal equivalente a cobre por ano a partir do início da década de 2030, esperamos desempenhar um papel significativo.”
A Anglo American diz que tem uma série de prospectos brownfield e greenfield bem sequenciados para expandir a capacidade acima de 1 Mt de produção anual de cobre, incluindo o projeto greenfield Sakatti. O ano passado marcou 20 anos da Anglo American na Finlândia, tendo iniciado a atividade de exploração mineral em 2004 e descoberto o depósito Sakatti em 2009.
Localizada na Lapônia finlandesa, 15 km ao norte de Sodankylä, a empresa está aplicando seu projeto de mineração responsável para desenvolver Sakatti dentro do programa FutureSmart Mining – uma operação subterrânea altamente automatizada e de baixo carbono, com equipamentos elétricos, gerando impacto mínimo na superfície.