Categorias

21 de outubro de 2021

Jacobina instaura programa de capacitação de mão de obra na Bahia

Idealizado por Sergio Jorge Saliba, gerente-geral da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), empresa do grupo Yamana Gold, o "Programa Jacobina Vale Ouro" foi um dos vencedores 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales.

Iniciativa desenvolvida por equipe de Jacobina visa a qualificar pessoal local para a operação e manutenção de equipamentos de mineração

Idealizado por Sergio Jorge Saliba, gerente-geral da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), empresa do grupo Yamana Gold, o “Programa Jacobina Vale Ouro” foi um dos vencedores 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales. O trabalho, que também contou com a participação de Egliane Guimarães, coordenadora de RH e Paulo Vitor Biulchi, analista de RH, ambos da Yamana, objetivou capacitar e qualificar profissionais da JMC e comunidade local para atender demanda de mão de obra para operação e manutenção de equipamentos.

O programa iniciou em 2015 com uma turma de doze participantes da comunidade que eram estudantes dos cursos técnicos de Mineração e Eletromecânica do Senai. Os alunos tiveram aulas, com uma carga horária de 440h, sendo 340h em módulo teórico e 100h em módulo simulador, sobre procedimentos de saúde, segurança, meio ambiente e operação de carregadeira LHD e fandrill, inicialmente. Atualmente, os participantes, que foram contratados pela empresa, estão em uma etapa prática dentro da mineradora, acompanhados por um instrutor de equipamentos e durará cerca de três meses.

De acordo com Jorge Saliba, com o programa será possível atender a falta de profissionais qualificados para operação de equipamentos de mina. Ele ressalta que a cidade baiana de Jacobina está afastada de grandes polos de mineração e tem uma deficiência muito grande para conseguir mão de obra da região. “A empresa criará mão de obra qualificada para atender a futuras vagas, além de dar a oportunidade para os jovens da cidade de conhecer e entender um pouco mais sobre o que a mineração faz e quais são as suas ações em prol do crescimento da região em que atua”, discorre o autor do projeto.

Além da qualificação de novos profissionais, o programa também abrangerá os empregados que já trabalham na empresa. Ao término dessa primeira turma, iniciará o grupo com os empregados internos. Essa turma também será composta por 12 participantes que passarão pelos mesmos módulos de treinamento da 1ª turma. De acordo com Saliba, o projeto será um incentivo aos empregados e mostrará a possibilidade de ascensão de carreira, pois esse será ofertado aos empregados e terão a possibilidade de assumirem cargos de maior complexidade e ao término do curso se tornar Operador Mantenedor, capaz de realizar pequenas intervenções mecânicas no equipamento o que reduzirá as horas paradas e aumentará a produtividade de cada equipamento.

Um módulo voltado para a manutenção também será iniciado. Os mecânicos e eletricistas de equipamentos de mina passarão por uma formação nos mesmos moldes da turma da operação, mas totalmente voltado para manutenção mecânica e elétrica, melhorando o tempo de resposta na manutenção e ofertando possibilidade de crescimento profissional.

A JMC disponibilizou um espaço em uma mina (chamada de “Escola de Mina”) para a etapa prática, o que irá complementar o processo de aprendizagem, pois os participantes estarão expostos à realidade de uma operação. A “Escola de Mina” está preparada também para a realização de outros treinamentos práticos, como abatimento de choco, câmara de refúgio, caminhos de fuga, entre outros.

Até o final de 2015 foram concluídas as fases de desenvolvimento do conteúdo teórico (aulas expositivas e dialogadas) em sala de aula; e desenvolvimento de atividades nos simuladores virtuais. Atualmente, o programa está na etapa de desenvolvimento das atividades práticas em campo com a aplicação das técnicas operacionais, estudos de tempo e filmagens. Até o final de 2016, os alunos serão submetidos a uma avaliação final para quantificar e qualificar os resultados.

De acordo com os autores do projeto, ao término das turmas, espera-se ter uma equipe capacitada com o objetivo de sempre formar profissionais da comunidade e empregados. “A medida que as turmas vão acontecendo, mais empregados vão sendo treinados e por fim conseguiremos formar uma cultura de todos os operadores serem “donos de área” e com isso formar “Operador Mantenedor” e ter uma disciplina operacional consolidada”, destaca o gerente.

Conheça os autores do projeto

 

Sergio Jorge Saliba – Gerente geral da Mineração Jacobina

Egliane Guimarães – Coordenadora de RH da Mineração Jacobina

Paulo Vitor Biulchi – Analista de RH da Mineração Jacobina

Leia na íntegra o trabalho “Programa Jacobina Vale Ouro”.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp