Mulheres no setor mineral: desafios, avanços e presença feminina em destaque no painel da WIM Brasil no Workshop Opex

Mulheres no setor mineral: desafios, avanços e presença feminina em destaque no painel da WIM Brasil no Workshop Opex

Além da programação técnica sobre eficiência operacional, sustentabilidade, automação e projetos de expansão, o 16º Workshop Opex da Revista Minérios & Minerales abriu espaço, mais uma vez, para um painel da da Women in Mining Brasil (WIM Brasil), movimento criado em 2019 com o propósito de ampliar e fortalecer a presença feminina no setor mineral e que se tornou associação este ano, ganhando capilaridade e agilidade no compromisso de transformar a mineração.

Durante o evento realizado no fim de julho no Minascentro, em Belo Horizonte, quando foram apresentados os cases vencedores do Prêmio de Excelência da Indústria Minerometalúrgica, mulheres referências na área discutiram desafios, avanços e a presença feminina em destaque no setor mineral. O painel foi um dos destaques da programação, com reflexões importantes sobre o papel da mulher na mineração.

“Foi um painel emocionante em determinados momentos, com as participantes compartilhando desafios enfrentados e falando das melhorias que têm presenciado no setor, principalmente em questão de infraestrutura – dez anos atrás, por exemplo, não havia nem mesmo banheiro feminino nas operações. O quanto o setor tem mudado e o que ainda precisa ser feito para a gente seguir nesta caminhada rumo à equidade dentro do setor”, detalhou Natália Gomide, diretora de Parceria e Patrocínios da WIM Brasil.

Participaram, também outras profissionais que são referência no setor: a gerente de beneficiamento da Lundin Mining, Haline Paiva; a gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Mineral da Mosaic no Brasil, Lilian Costa, e a engenheira de Processos da Vale, Stephanie Oliveira.

Juntas, elas compartilharam trajetórias, desafios e conquistas em um mercado historicamente masculino. O painel reforçou a importância de promover ambientes mais inclusivos e equitativos na mineração, além de inspirar outras mulheres a seguirem e crescerem em suas carreiras na indústria.