Morre José Mendo Mizael de Souza, defensor entusiasmado da mineração

José Mendo Mizael de Souza, grande entusiasta da mineração, morreu no último dia 23.

José Mendo formou-se pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EUFMG) em 1961. Foi coordenador da comissão organizadora do IBRAM, desde sua criação, em 10 de dezembro de 1976. Atuou de 1976 a 2006 como Diretor, Secretário Executivo e Vice-Presidente Executivo da Entidade.

Foi eleito com um dos “100 Engenheiros do Século” pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EUFMG), juntamente com a Sociedade Mineira dos Engenheiros entre todos aqueles que formaram na EEUFMG nos primeiros cem anos (1911 a 2011) de existência da referida Escola.

Figuram em seu extenso currículo diversas funções importantes e de destaque tanto estadual quanto nacional. Desempenhou funções no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-CDES, de 2003 a 2007; foi Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), responsável pelas áreas de Mineração, Metalurgia e Indústria; foi Diretor da Indústria de Calcinação Ltda (ICAL); foi Superintendente de Desenvolvimento da S.A Mineração da Trindade, empresa à época pertencente ao Grupo Belgo Mineira (hoje Arcelor Mittal); foi Membro Titular do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A missa de Sétimo Dia será realizada no dia 30/9, segunda-feira, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça Carlos Chagas, n. 33, Santo Agostinho, próxima à Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Colaborador da Revista Minérios

Mendo foi jurado por vários anos do Prêmio Excelência Minero-Metalúrgico Brasileira, promovido pela revista Minérios & Minerales. Além disso, mediador por diversas edições do Workshop de Redução de Custos, também promovido pela publicação.

O engenheiro também foi colunista da revista Minérios & Minerales.

Na edição 2020 do Prêmio de Excelência, a publicação irá homenageá-lo como patrono da premiação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *