O que é a Mineração Cirúrgica da Novamera?

O que é a Mineração Cirúrgica da Novamera?

Tendo sido testado em campo cinco vezes em 2024 com sua tecnologia Surgical Mining™, a Novamera tem um 2025 ainda mais movimentado, disse Dustin Angelo, CEO da empresa, à IM recentemente, durante o Resourcing Tomorrow , em Londres.

Falando com Angelo um dia antes da Kuya Silver anunciar uma Carta de Intenções (LOI) com a Novamera para implantar o processo de Mineração Cirúrgica de superfície na mina Bethania da empresa no Peru, êle disse que os projetos “precursores” nos quais a empresa estava envolvida nos últimos 12 meses estavam comprovando o processo e também agregando valor para seus clientes.

“Eles estavam demonstrando nossa tecnologia de imagem no fundo de furos de sondagem e agregando valor ao cliente, porque eles estavam obtendo informações detalhadas sobre seu depósito”. “São precursores de potenciais projetos de Mineração Cirúrgica, pois eles usam a ferramenta de imagem para atualizar sua compreensão da forma, orientação e geometria de seu corpo de minério antes de desenvolver o projeto de lavra em si.”

Em todos os cinco projetos — três dos quais com empresas juniores, um com uma mineradora de ouro de médio porte e o último com uma grande mineradora — a empresa implantou sua ferramenta de geração de imagens em sondas de perfuração de superfície existentes.

Esta ferramenta de imagem – uma tecnologia proprietária – permite que as empresas obtenham imagens do corpo de minério em alta resolução. Ela faz parte da configuração de Mineração Cirúrgica que, no conceito inicial, era composta de três etapas. Isso inclui perfurar um furo com um equipamento de núcleo de diamante de tamanho NQ padrão e enviar a ferramenta de imagem através do cilindro de núcleo em um wireline para fazer imagens do corpo de minério em alta resolução e com espaçamento próximo; trazer uma broca de grande diâmetro, acoplada ao dispositivo de correção de curso e sistema de controle de posicionamento, para extrair até a profundidade amostras seguindo a trajetória fornecida pela ferramenta de imagem e transportar os cortas amostras, usando fluxo de ar de circulação reversa; e preencher os furos posteriormente.

Uma solução de baixo investimento de capital que requer desenvolvimento mínimo de mina, a Surgical Mining apresenta aos mineradores um método de mineração flexível, eficiente e escalável que pode ajudar a extrair o minério rapidamente em depósitos de pequena escala, diz. Ela tem sido tipicamente aplicada a depósitos de veios estreitos, próximos à superfície até este ponto, mas há um mercado subterrâneo também que pode ser desenvolvido a longo prazo.

A imagem como ferramenta

“Essa é a beleza da tecnologia”, diz Angelo sobre essa ferramenta de imagem . “A maneira como a desenvolvemos é que você não precisa modificar esses equipamentos; nós apenas aparecemos, a ferramenta se encaixa no lugar e pronto.”

Isso tem sido particularmente útil dado o número de projetos nos quais a empresa trabalhou desde o teste inicial de prova de conceito em 2021 – demonstrando a tecnologia nas Américas e para empresas como Vale, OZ Minerals (agora BHP) e outras.

A ferramenta de geração de imagens em si foi reformulada ao longo desses anos, e a empresa agora tem uma unidade comercial de “primeira geração” pronta para ser implantada, de acordo com Angelo.

“Há alguns recursos realmente importantes a bordo da ‘geração um’. Provavelmente o maior deles é que criamos um sistema mecânico – basicamente um ‘packer’ – para ajudar a deslocar a água no furo. Isso é mais econômico e eficiente do que a lama que usávamos antes, permitindo-nos aumentar o ritmo do trabalho, bem como reduzir o custo para o cliente.

“Também fizemos muito trabalho interno com a ferramenta, o hardware e integramos esse hardware com o software e IA em uma única plataforma para melhorar a eficiência e a precisão da interpretação de dados.”

Novo modelo turnkey em serviços de sondagem

O projeto na Kuya Silver no Peru pode fazer com que a mineradora adicione mais de 100 t/d de produção à sua base de mineração subterrânea existente em Bethania, com o uso do processo de Mineração Cirúrgica.

A área de recursos de Bethania consiste em um enxame de veios polimetálicos de prata estruturalmente controlados, muitos dos quais se estendem até a superfície. A solução de mineração da Novamera é bem adequada à geologia de Bethania, perfurando furos de grande diâmetro da superfície visando à mineralização dos veios no subsolo.

Além de fornecer esses serviços, a Novamera concordou em obter o capital inicial necessário para o projeto, que deve ser da ordem de US$ 4 a 4,5 milhões, a ser pago com os fluxos de caixa do projeto. A Kuya Silver concordou em pagar à Novamera uma participação nos lucros (limitada a um preço de US$ 50/onça de prata).

“É uma solução de financiamento e mineração juntos”, disse Angelo sobre este acordo. “Vai além do ‘turnkey’ – onde fornecemos as plataformas de perfuração, a ferramenta de imagem e contratamos a equipe – para uma solução ‘turnkey completa’ quando você adiciona o financiamento, especialmente para empresas de mineração juniores.”

Angelo diz que a empresa vem trabalhando nesse modelo há algum tempo, percebendo que os mineradores juniores estão tendo dificuldades para acessar os mercados de dívida ou de ações
para financiar suas operações.

“Este modelo dá aos mineradores uma chance de acessar receitas antecipadas e nos dá uma grande chance de mostrar nossa tecnologia”, disse ele. E Angelo espera que esse tipo de modelo seja particularmente adequado para amostragem em massa de áreas de exploração.

“Enquanto amostragem em massa típica clássica se concentra em uma área de um projeto e se compromete a remover uma tonelagem definida, independentemente da distribuição real do minério, nossa ferramenta de orientação permite que esses trabalhos sejam muito mais seletivas”, explicou ele.

Já estão programados para 2025 duas amostras em massa em Newfoundland. A primeira é para a Great Atlantic Resources, em seu depósito Jaclyn Main Zone e a segunda será com a Sokoman Resources no depósito Footwall Splay Zone.

“Tecnicamente, em Newfoundland, você pode pegar 1.000 metros cúbicos para uma amostra em massa, o que é aproximadamente 2.500 t”, explicou Angelo. “Estamos permitindo que eles sejam tão precisos quanto possível com essas 2.500 t, o que significa que eles podem obter o máximo de minério – e, portanto, fluxo de caixa – possível.”