Com um investimento de R$1,3 bilhão de reais da Mineração Morro do Ipê, o Projeto Tico-Tico deve iniciar sua operação em breve. A mineradora obteve a aprovação da Licença de Operação da Mina, em Brumadinho, onde o projeto prevê triplicar a movimentação de minério de ferro no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas. Ao todo, foram 20 meses de obras com o envolvimento de 4 mil funcionários, além da geração direta de 1200 postos de trabalho.
A aprovação do empreendimento aconteceu na 103ª Reunião Ordinária Câmara Técnica Especializada de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Com esse empreendimento, a produção de minério de ferro da empresa passará das atuais 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro para mais de 9 milhões de toneladas por ano, sendo 6 milhões de toneladas de um minério premium, que será exportado para todo o mundo.
“A Mina Tico-Tico é um empreendimento inovador e sustentável, que contará com um filtro-prensa para que 100% do resíduo de minério seja tratado, dispensando a necessidade de barragens. Este material filtrado poderá ainda virar tijolos e bloquetes para construção civil”, afirma Cristiano Parreiras, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Mineração Morro do Ipê, em notícia divulgada no jornal Correio de Minas.
Ainda segundo a empresa, na matéria, a sustentabilidade do projeto se destaca também pela área preservada no empreendimento. No Projeto Tico-Tico, a área explorada é de 300 hectares, enquanto a preservada é sete vezes maior, chegando a 2.100 hectares.
