Melhorias com explosivo mais energético

A Enaex Britanite levou ao Workshop promovido pela revista Minérios & Minerales o uso de explosivo mais energético para melhoria de fragmentação e diminuição do consumo específico da perfuração na camada de estéril, na Mina da Chapada, da Yamana Gold Maracá, que produz concentrado de cobre, e ouro e prata como subprodutos.

O processo de cominuição vai do desmonte de rocha, passando por britagem primária, moagem SAG e termina em moagem de bolas. Portanto, a fragmentação de alimentação do britador assume um papel preponderante na otimização global deste processo. Com uma relação estéril-minério de 1,5, o consumo de perfuração para o desmonte de estéril também é ponto de atenção.

Desde o seu início, a Mina da Chapada vem utilizando a emulsão bombeada como explosivo, tanto para o minério como para o estéril. A partir de abril de 2017, a Enaex Britanite iniciou o fornecimento de serviços e produtos nesta importante mina brasileira.

Buscando oferecer melhores soluções, a Enaex Britanite introduziu o explosivo Vertex na mina. Trata-se de uma emulsão blendada 70/30 sem a necessidade de gaseificação. Ela apresenta uma maior energia total, com aumento significativo da fase gasosa da energia. A densidade média no furo é cerca de 8% maior do que a emulsão bombeada antes utilizada. Como não é necessária a gaseificação, a sua aplicação é rápida e com ótima produtividade.

Foram aplicadas cerca de 460 t deste produto nas diversas litologias das cavas norte, sul e central da Mina da Chapada. O diâmetro de perfuração era de 171 mm (63/4”) e os bancos possuíam 10 m de altura. Todos os desmontes foram monitorados e a granulometria das pilhas foi estimada através do uso do aplicativo Wipfrag ios.

Juntamente com a introdução deste novo explosivo, está sendo desenvolvido um estudo de caracterização do maciço com o emprego de geofones instalados próximos a furos, permitindo o conhecimento de cada litologia quando submetida às energias explosivas. Este estudo permite a otimização dos parâmetros do desmonte e definição dos melhores tempos de retardo em função do objetivo a ser alcançado.

Os resultados comprovam a eficiência do produto Vertex com mais energia. Além disto mostrou ser a melhor opção para diversos tipos de litologias. Os resultados de granulometria possibilitarão o alcance da granulometria considerada ótima como alimentação da planta de cominuição e a diminuição do consumo específico de perfuração nos desmontes do estéril.

Deixe uma resposta