Karlliara Cavalcanti: conhecendo o Brasil por meio da mineração

Há 7 meses, Karlliara Maciel Cavalcanti atua como Supervisora de Operações da Buritirama Mineração, em Marabá (PA). No entanto, sua história com o setor começa muito antes de ela se transformar na mulher responsável por orientar 94 colaboradores e trabalhar com interface em todas as áreas da empresa. Desde pequena, ela sonhava ir mais longe e ultrapassar as fronteiras de sua cidade Natal (RN).

Foi então que viu no curso técnico em Mineração um caminho para que pudesse alcançar o seu sonho de viajar pelo Brasil. Em uma turma com 25 alunos, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), ela conta que menos da metade eram mulheres. “Isso no início da formação, porque no mercado de trabalho, esse número cai bem mais: dos que concluem o curso, apenas cinco são mulheres e duas ou três seguem na profissão”.

Karlliara conseguiu uma vaga de estágio na Mineração Caraíba, na Bahia, concretizando sua primeira viagem para fora do Estado. O frio na barriga e ansiedade se misturavam com a realização de um sonho. “Nos primeiros dias eu só chorava, mas com o tempo, a gente vai se acostumando, fazendo novos amigos e novas ‘famílias’”.

Após o estágio, começou a trabalhar como Técnica de Processos na Anglo American, no Amapá, cursou a graduação em Gestão da Produção Industrial e foi promovida para Supervisora de Produção e Qualidade. Decidida, ao enfrentar momentos de crise na operação, destacou-se na atuação. “Já estive em situações em que precisei paralisar a operação e chamar a equipe para falar sobre o risco. Foi preciso ser forte e ter pulso firme”, conta.

Depois de trabalhar seis anos no Amapá, resolveu continuar investindo nos estudos, mas desta vez optou por outra área. Cursou Biblioteconomia, morou em São Luís, no Maranhão, mas logo voltou para a mineração, área em que atua desde os 20 anos. Hoje, como Supervisora de Operações, Karlliara enfrenta novos desafios: “Estou aprendendo muito com toda a equipe da Buritirama Mineração”. Ela pretende cursar, em breve, a graduação em Engenharia para poder ir ainda mais longe e galgar novos espaços na profissão.

Deixe uma resposta