Categorias

21 de outubro de 2021

Jaguar Mining dá início ao 4º ciclo do Projeto Raízes do Saber

Atividades com público escolar das comunidades de Caeté, Conceição do Pará e Santa Bárbara integram o Programa de Educação Ambiental da mineradora

Dando sequência ao 4° ciclo do Projeto Raízes do Saber – que dá ênfase às questões ambientais e integra o Programa de Educação Ambiental da Jaguar Mining (PEA) -, foram iniciados os  grupos de formação de multiplicadores com as comunidades de Brumal (Santa Bárbara), Rancho Novo (Caeté) e Casquilho (Conceição do Pará). O Projeto, que este ano aborda o tema Gestão Ambiental, tem como objetivo informar e formar o público envolvido por meio de aprendizados e vivências ambientais amplas e efetivas para a resolução ou minimização dos impactos ao meio ambiente a partir da formação e capacitação de grupos de multiplicadores. “Trata-se de um conjunto de ações educativas que foram planejadas a partir das necessidades dos públicos da Jaguar”, esclarece Juliana Cristina Teixeira, analista de Meio Ambiente da Jaguar.

Participam do ciclo de formação as crianças de 10 a 12 anos de idade das escolas municipais das comunidades, além de seus familiares e os professores. As atividades, suspensas no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19, serão retomadas na modalidade virtual, e incluem capacitação com os professores e dinâmicas com alunos das escolas Aurora Júlia, Cecília Álvares Duarte e Israel Pinheiro.  Serão realizados cinco encontros virtuais até dezembro.  

Antes de março de 2020, quando foi declarada a pandemia, todas as atividades ocorriam ao ar livre, com dinâmicas práticas. Desde então, o grupo de formação teve as ações reestruturadas em atendimento às normas de vigilância em saúde pública. “Por isso, desde 2020, restringimos as dinâmicas para o público de alunos e familiares das escolas parceiras da comunidade com atividades teórico-práticas cuja execução podia ser realizada dentro de casa”, pontua Juliana.

Os grupos de formação do Raízes do Saber tiveram início em 2018, com a criação do Programa de Educação Ambiental da Jaguar Mining. Naquela ocasião, o tema trabalhado foi “recursos hídricos”. No ano seguinte, o Projeto abordou a temática dos resíduos sólidos, e, no ano passado, a cultura local. O PEA, que inclui o Raízes do Saber, com ênfase nas questões ambientais, e o Sementes da Sustentabilidade, cujo foco são os pontos socioeconômicos, também contempla a elaboração de um Diagnóstico Socioambiental Participativo.

Sobre a Jaguar Mining

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro, com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo MTL, em Conceição do Pará, e o Complexo CCA, que contempla a mina Pilar, em Santa Bárbara, e a planta de processamento de minério, em Caeté. A Jaguar Mining também é proprietária do Complexo Paciência, em Itabirito, que se encontra em cuidados e manutenção desde 2012.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp