Parceria oferece capacitação para profissionais de base da mineração

Parceria oferece capacitação para profissionais de base da mineração

Com o objetivo de enfrentar um dos maiores gargalos da indústria mineradora brasileira – a escassez de mão de obra, agravada pela falta de escolaridade básica entre os trabalhadores – a ISOMines firmou uma parceria com a Humaitá Digital, especializada na preparação de adultos para o ENCCEJA, exame que certifica a conclusão do ensino médio.

Segundo relatório da Deloitte, o setor minerador enfrenta uma escassez crescente de competências técnicas, agravada pelo envelhecimento da força de trabalho e pela falta de acesso à educação formal. Essa tendência se confirma no Brasil: o país projeta investimentos de US$ 68 bilhões entre 2025 e 2029 na mineração, o que aumenta a pressão por profissionais qualificados em toda a cadeia do setor.

“Enquanto países como a China avançam rapidamente na produtividade da mineração, impulsionados por investimentos diversos, o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais, como a falta de escolaridade básica entre os trabalhadores. Essa lacuna impede muitos de acessarem cursos técnicos e se qualificarem para atender às demandas do setor e, claro, impulsionar suas carreiras e vidas”, explica Gizelle Tocchetto, Co- Fundadora da ISOMines.

A Humaitá entra nessa equação oferecendo um curso 100% online, acessível, prático e alinhado à rotina de adultos que trabalham, cuidam da família e não tiveram acesso à educação regular. Com foco no ENCCEJA – exame que certifica a conclusão do ensino médio – o preparatório funciona como um passo inicial rumo à qualificação profissional.

“Nosso papel é abrir portas. A educação básica é o mínimo necessário para que qualquer pessoa consiga aumentar a produtividade no emprego atual e acessar melhores oportunidades. Essa parceria com a ISOMines mostra que é possível unir inovação educacional com impacto real nos resultados da empresa”, afirma Andressa Chiara, COO Humaitá Digital.

A expectativa é que a iniciativa beneficie centenas de trabalhadores da mineração, ampliando o acesso à qualificação e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.