Categorias

23 de novembro de 2021

Investimentos da RHI Magnesita vão para Contagem (MG) e Brumado (BA)

A RHI Magnesita, que também participou do workshop, mostrou o Projeto Hexa Contagem e Hexa Brumado. Leonardo Alves de Souza, Head de Capex & Plant Technology da fabricante global de produtos refratários para a indústria, expôs o investimento na modernização de cerca de R$ 450 milhões nas operações no Brasil.


A companhia anunciou investimento de 55 milhões de euros na planta de Contagem (MG), e obra de uma nova sede no país para as operações da América do Sul, e também investimento de 50 milhões de euros na construção de um forno rotativo em sua unidade de mineração, localizada em Brumado (BA). Os primeiros aportes já foram feitos.

O chamado projeto Hexa Contagem envolve a modernização da planta de moldados, de acordo com Leonardo. Entre as principais ações desta iniciativa estão ligadas a área de processos, como na cominuição, a introdução de novas prensas e relocação de prensas existentes.


A previsão de conclusão é de 3º trimestre de 2022. O complexo de Contagem é a maior unidade de produção da RHI
Magnesita, e irá apoiar a operação dos outros países das Américas, com a finalização da nova sede. Há um foco, de acordo com o executivo, a adoção da Indústria 4.0 para alcançar liderança de custo na unidade. O projeto também reduz a complexidade da planta através da melhoria de fluxos, eliminando perdas aumentando o nível de qualidade de produção.


Já os investimentos na planta baiana irá desenvolver um novo portfólio de matérias-primas. Com a implantação
da nova tecnologia, a expectativa é possibilitar um aumento da produção da unidade de Brumado em mais de
30%, já que o forno está projetado para 140.000 t/ano. A produção na Mina de Pedra Preta.

(mina de magnesita localizada em Brumado) pode chegar a 100%. O projeto de modernização na Bahia visa redução de custos e flexibilidade. A previsão de conclusão deste projeto é no 2º trimestre de 2022.


A RHI Magnesita é líder global em produtos refratários de alta qualidade, com fornecimento a diversos setores
industriais, incluindo aço, cimento, metais não-ferrosos e vidro. A empresa tem grande diversificação geográfica, com mais de 13 mil funcionários em 35 unidades produtivas e mais de 70 escritórios ao redor do mundo.

Visão do projeto Hexa Brumado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *